Salmos Nordestinos 61 a 70

.
 SALMO 61 - EXILADO (Lat.60)
.
Meu Deus, escuta meu grito,
te inclina para me ouvir.
...Do fim da terra eu te grito
...com o coração apertado.
.
Me colocarás na pedra
e me faras repousar.
...Tu és a minha defesa
...e força contra o inimigo.
.
Qusera morar contigo,
à sombra das tuas asas.
...Sim, meu Deus, tu me escutaste
...e me deste boa herança.
.
Aumenta os dias do chefe
por mais umas gerações.
...Concede graça e firmeza
...pra andar em tua presença.
.
Vou cantar sempre teu nome
e louvar-te cda dia.(Lat.60)
 SALMO 61
1Ouve, ó Deus, o meu clamor atende à minha oração.2Desde a extremidade da terra clamo a ti, estando abatido o meu coração leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.3Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.4Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas.5Pois tu, ó Deus, ouviste os meus votos deste-me a herança dos que temem o teu nome.6Prolongarás os dias do rei e os seus anos serão como muitas gerações.7Ele permanecerá no trono diante de Deus para sempre faze que a benignidade e a fidelidade o preservem.8Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.
  SALMO 62 - SÓ DEUS (Lat.61)
.
Tranquilidade de vida
só posso encontrar em Deus.
...Só nele acharei apoio
...e base que não se abala.
.
Até quando atacarão
todos juntos, um coitado
...como parede que tomba
...ou muro que desabou?
.
Querem me atirar em baixo
com promessas mentirosas.
...A boca diz louvação
...mas o peito amaldiçoa.
.
Mas sossego eu só encontro
em Deus que é minha esperança.
...Só nele acharei apoio
...e base que não se abala.
.
Em Deus acho a salvação,
força, coragem e apoio.
...Povo, espera no Senhor
...e abre tem teu coração.
.
Os povos são como um sopro,
os ricos não valem nada.
...Se subirem na balança
...pesam menos que um balão.
.
Não se fiem na opressão
nem confiem em roubalheira.
...Se as riquezas vão crescendo
...não fiquem presos a elas.
.
Deus já falou uma vez.
Duas coisas eu guardei:
..."Só Deus tem glória e poder!"
..."Paga conforme se faz".
.
 SALMO 62
1Somente em Deus espera silenciosa a minha alma dele vem a minha salvação.2Só ele é a minha rocha e a minha salvação é ele a minha fortaleza não serei grandemente abalado.3Até quando acometereis um homem, todos vós, para o derrubardes, como a um muro pendido, uma cerca prestes a cair?4Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição deleitam-se em mentiras com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem.5Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.6Só ele é a minha rocha e a minha salvação é a minha fortaleza não serei abalado.7Em Deus está a minha salvação e a minha glória Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio.8Confiai nele, ó povo, em todo o tempo derramai perante ele o vosso coração Deus é o nosso refúgio.9Certamente que os filhos de Adão são vaidade, e os filhos dos homens são desilusão postos na balança, subiriam todos juntos são mais leves do que um sopro.10Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração.11Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus.12A ti também, Senhor, pertence a benignidade pois retribuis a cada um segundo a sua obra.

  SALMO 63 - LOUVAREI (Lat.62)
.
Senhor, eu te procuro sem descanso,
minha alma sempre tem sede de ti.
Meu coração está te desejando
como a terra na seca espera a chuva.
.
Em teu santuário eu penso em ti,
eu penso em teu poder e em tua glória.
Mais bonita que a vida é tua graça.
Meus lábios vão dizer sempre teu nome.
.
Eu vou te bendizer a vida inteira,
a ti elevarei as minhas mãos.
Minha alma estará farta do alimento,
meus lábis se encherão de teu louvor.
.
Eu vou pensar em ti durante a noite,
em ti vou meditar quando acordado.
À sombra de tuas asas me agasalha:
se fico unido a ti, tu me seguras.
.
Aqueles que procuram me perder
irão pras profundezas dos abismos,
vão passar pelo gume das espadas
e vão ser devorados pelos lobos.
.
O rei se alegrará no meu Senhor,
será glorificado o que ele apoia,
será tapada a boca aos mentiorosos.
A Deus daremos glória eternamente.
.
 SALMO 63
1Ó Deus, tu és o meu Deus ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.2Assim no santuário te contemplo, para ver o teu poder e a tua glória.3Porquanto a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.4Assim eu te bendirei enquanto viver em teu nome levantarei as minhas mãos.5A minha alma se farta, como de tutano e de gordura e a minha boca te louva com alegres lábios.6quando me lembro de ti no meu leito, e medito em ti nas vigílias da noite,7pois tu tens sido o meu auxílio de júbilo canto à sombra das tuas asas.8A minha alma se apega a ti a tua destra me sustenta.9Mas aqueles que procuram a minha vida para a destruírem, irão para as profundezas da terra.10Serão entregues ao poder da espada, servidão de pasto aos chacais.11Mas o rei se regozijará em Deus todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira.

  SALMO 64 - DEUS JULGARÁ (Lat.63)
.
Escuta minha voz quando eu me queixo,
me livra do temor dos inimigos.
.
Me protege dos meus que se juntaram,
das brigas dos que tramam só maldades.
.
Afiam suas línguas como facas.
O que dizem são flecha envenenada.
.
Para ferir no escuro os inocentes,
pra atacar de tocaia, de repente.
.
Ficam firmes no plano que tramam,
conspiram, preparando as armadilhas,
dizendo: "Quem vai ver o que fazemos?"
.
Planejam crimes que vão remoendo.
Ninguém sabe o que está nos corações.
.
...Mas Deus manda suas flechas.
...De repente são feridos.
.
...A língua é a perdição deles.
Quem vê fica até zombando.
.
Tremem de medo, entendendo
que o plano de Deus não falha.
.
O justo se alegra em Deus.
Chama por ele e é feliz.
.
 SALMO 64
1Ouve, ó Deus, a minha voz na minha queixa preserva a minha voz na minha queixa preserva a minha vida do horror do inimigo.2Esconde-me do secreto conselho dos maus, e do ajuntamento dos que praticam a iniqüidade,3os quais afiaram a sua língua como espada, e armaram por suas flechas palavras amargas.4Para em lugares ocultos atirarem sobre o íntegro disparam sobre ele repentinamente, e não temem.5Firmam-se em mau intento falam de armar laços secretamente, e dizem: Quem nos verá?6Planejam iniqüidades ocultam planos bem traçados pois o íntimo e o coração do homem são inescrutáveis.7Mas Deus disparará sobre eles uma seta, e de repente ficarão feridos.8Assim serão levados a tropeçar, por causa das suas próprias línguas todos aqueles que os virem fugirão.9E todos os homens temerão, e anunciarão a obra de Deus, e considerarão a obra de Deus, e considerarão prudentemente os seus feitos.10O justo se alegrará no Senhor e confiará nele, e todos os de coração reto cantarão louvores.

  SALMO 65 - FARTURA (Lat.64)
.
A ti se deve louvar
em meio ao Povo de Deus.
A ti se levam ofertas,
a ti todo mundo corre
porque todos têm pecados.
.
Os pecados não abatem
mas pra todos dás perdão.
Feliz aquele que acolhes:
vai andar sempre contigo.
.
Gostamos de tua casa
e do que nela encontramos.
Tu nos ouves com justiça,
com favores estupendos.
.
Tu és a nossa esperança
na terra toda e no mar.
Com teu imento poder
tu dás firmeza às montanhas.
.
Acalmas o mar ruidoso,
as ondas e os povos todos.
Quem mora no fim do mundo
também teme teus milagres.
.
Enches tudo de alegria,
do nascente pro poente.
Mandaste chuvas pra terra
e lhe encheste de riqueza.
.
Os rios se enchem de água
e tu nos deste legumes.
Fizeste desta maneira:
molhaste os regos da terra;
...desmanchaste a torroada,
...amoleceste com a chuva,
...abençoaste as sementes,
...mandaste um ano de graças
...e escorreu fatura muita.
As chapadas se empaparam,
os outeiros se alegraram,
o campo se encheu de gato,
os vales ficam verdes
e a terra toda cantou.
.
 SALMO 65
1A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião e a ti se pagará o voto.2Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne.3Prevalecem as iniqüidades contra mim mas as nossas transgressões, tu as perdoarás.4Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para habitar em teus átrios! Nós seremos satisfeitos com a bondade da tua casa, do teu santo templo.5Com prodígios nos respondes em justiça, ó Deus da nossa salvação, a esperança de todas as extremidades da terra, e do mais remoto mar6tu que pela tua força consolidas os montes, cingido de poder7que aplacas o ruído dos mares, o ruído das suas ondas, e o tumulto dos povos.8Os que habitam os confins da terra são tomados de medo à vista dos teus sinais tu fazes exultar de júbilo as saídas da manhã e da tarde.9Tu visitas a terra, e a regas grandemente e enriqueces o rio de Deus está cheio d'água tu lhe dás o trigo quando assim a tens preparado10enches d'água os seus sulcos, aplanando-lhes as leivas, amolecendo-a com a chuva, e abençoando as suas novidades.11Coroas o ano com a tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura12destilam sobre as pastagens do deserto, e os outeiros se cingem de alegria.13As pastagens revestem-se de rebanhos, e os vales se cobrem de trigo por isso eles se regozijam, por isso eles cantam.

  SALMO 66 - AGRADECENDO (Lat.65)
.
Louva a Deus, terras todas.
Cantai seu nome de glória,
cantai fazendo barulho.
Dizei: "Teus feitos são grandes!"
.
Até mesmo os inimigos
te louvam, por teu poder.
A terra toda te adore
e dê louvor a teu nome.
.
Vinde ver o que Deus fez.
Prodígios maravilhosos.
Fez que o mar ficasse seco
e se atravessasse a pé,
causando muita alegria.
.
Seu poder nunca se acaba.
Ele observa os povos todos.
Os maus não podem com ele.
Nações, bendizei a Deus,
anunciai seu louvor.
.
Foi ele quem nos deu vida,
não nos deixou tropeçar.
Ó Senhor, tu nos provaste
como se depura a prata.
.
Nos pagaste na armadilha
e nos botaste cangalha.
Deixaste que nos montassem.
Nos passaste em água e fogo.
No fim, nos deste repouso.
.
Vou te ofertas sacrifícios,
cumprirei minhas promessas,
os votos que formulei
na hora da provação.
.
Vou fazer gordas ofertas,
donativos de valer.
Vinde ouvir que eu vou cantar
o que o Senhor fez por mim.
.
Com minha boca gritei,
com minha língua louvei.
Se ele visse em mim maldades
não me terei escutado.
Mas meu Senhor me atendeu.
.
Escutou o meu pedido.
Bendito seja o Senhor!
Não rejeitou meu pedido,
nem afastou seu amor.
.
 SALMO 66
1Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras.2Cantai a glória do seu nome, dai glória em seu louvor.3Dizei a Deus: Quão tremendas são as tuas obras! pela grandeza do teu poder te lisonjeiam os teus inimigos.4Toda a terra te adorará e te cantará louvores eles cantarão o teu nome.5Vinde, e vede as obras de Deus ele é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens.6Converteu o mar em terra seca passaram o rio a pé ali nos alegramos nele.7Ele governa eternamente pelo seu poder os seus olhos estão sobre as nações não se exaltem os rebeldes.8Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor9ao que nos conserva em vida, e não consente que resvalem os nossos pés.10Pois tu, ó Deus, nos tens provado tens nos refinado como se refina a prata.11Fizeste-nos entrar no laço pesada carga puseste sobre os nossos lombos.12Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças passamos pelo fogo e pela água, mas nos trouxeste a um lugar de abundância.13Entregarei em tua casa com holocaustos pagar-te-ei os meus votos,14votos que os meus lábios pronunciaram e a minha boca prometeu, quando eu estava na angústia.15Oferecer-te-ei holocausto de animais nédios, com incenso de carneiros prepararei novilhos com cabritos.16Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito por mim.17A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.18Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido19mas, na verdade, Deus me ouviu tem atendido à voz da minha oração.20Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem retirou de mim a sua benignidade.

  SALMO 67 - DEUS DE TODOS (lat.66)
.
Deus se compadeça
Deus nos abençoe
Deus nos mostre sempre
uma cara alegre.
.
Pra que o mundo todo
ache seu caminho
e os países todos
vejam seu amor.
.
Que todos os povos
te louvam, ó Deus.
Que todos os povos
te cantem louvor.
.
O mundo se alegra
por tua justiça
com que tu governas
os povos da terra.
.
Que todos os povos
te louvem, ó Deus.
Que todos os povos
te cantem louvor.
.
A terra deu fruto.
Deus nos abençoa.
Que no mundo inteiro
Seja Deus louvado.
.
 SALMO 67
1Deus se compadeça de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós,2para que se conheça na terra o seu caminho e entre todas as nações a sua salvação.3Louvem-te, ó Deus, os povos louvem-te os povos todos.4Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgas os povos com eqüidade, e guias as nações sobre a terra.5Louvem-te, ó Deus, os povos louvem os povos todos.6A terra tem produzido o seu fruto e Deus, o nosso Deus, tem nos abençoado.7Deus nos tem abençoado temam-no todas as extremidades da terra!

  SALMO 68 - ROTEIRO DA LIBERTAÇÃO (Lat.67)
.
I - A PARTIDA
Deus se levanta e espalha os inimigos
e os que odeiam fogem de sua vista.
Se somem como some uma fumaça,
como a cera que escorre, derretida.
...É isto que acontece aos pecadores.
...Mas os justos se alegram no Sehor.
Felizes, sorridentes, cantam hinos
...gozando na presença do Senhor.
.
II - O DESERTO
Cantai versos ao nome do Senhor.
Abram caminhos ao Libertador.
Ele se chama Deus Nosso Senhor.
Pai dos órfãos, sustento das viúvas.
...Fica sempre no meio do seu Povo.
...Prepara um lar para os desabrigados,
...leva os cativos à prosperidade.
...Só os rebeldes ficam pela estrada.
.
III - O VALE
Quando andavas na frente do teu Povo
atravessando o áspero deserto,
a terra se abalou, o céu tremeu,
o Monte estremeceu diante de Deus.
...Fizeste que uma chuva copiosa
...caísse para teu povo já cansado.
...Teu rebanho morou naquela terra
...que preparaste, ó Deus, para teus pobres
.
IV - A CONQUISTA
O Senhor deu a ordem pra seu Povo.
A multidão é grande e vai gritando:
"Os inimigos fogem, estão fugindo
e as mulheres invadem suas casas".
...Muitos deles pensavam estar seguros
...mas já brilhava o sol da liberdade.
...O Senhor espalhava os poderosos.
...Como fruta madura eles caíam.
.
V - A ESCOLHA
As montanhas se ergueram no horizonte.
As serras que embelezam nossa terra.
As serras ciumentas nos escondem
aquela onde o Senhor vai habitar.
...O povo do Senhor é numeroso
...e ele vem pra morar sempre com eles.
...Tu subiste levando os libertados
...e conquistaste mesmo os mais rebeldes.
.
VI - MAIS CONQUISTAS
Louvemos o Senhor, dia por dia.
É ele que carrega os nossos fardos.
Nosso Deus é Senhor e Salvador
e se alegra em nos libertar da morte.
...Deus derruba por terra os inimigos,
...os prepotentes que cometem crimes.
...Diz: "Vou tirar-vos do fundo do mar.
...Vereis os inimigos derrotados".
.
VII - DEUS COM SEU POVO
Nós vamos receber-te, ó nosso Rei.
Os cantores na frente do cortejo.
No fim os tocadores de viola.
No meio as moças tocando pandeiros.
..."Bendizei ao Senhor, nas suas festas.
...Bendiz a teu Senhor, Povo de Deus".
...Estão presentes as autoridades,
...também vieram os chefes de família.
.
VIII - ORAÇÃO
Vem mostrar, ó Senhor, o teu poder.
Fica conosco, vem nos libertar.
Tua presença nos dará coragem
e os poderosos vão nos respeitar.
...Afugenta o terror que nos aflige,
...derrota o pessoal que nos explora,
...que tem por Deus as coisas deste mundo.
Munda o pensar dos que planejam guerras.
.
IX - O REINO DE DEUS
Reinos da Terra, cantai ao Senhor
que vence do nascente até o poente.
Sua voz poderosa enche o universo.
"Reconheçam que eu sou Deus poderoso".
...Mora sempre no meio de seu Povo.
...O seu poder atinge até nas nuvens.
...É ele que dá força pra seu Povo.
...Bendito seja sempre o nosso Deus.





 SALMO 68
1Levanta-se Deus! Sejam dispersos os seus inimigos fujam de diante dele os que o odeiam!2Como é impelida a fumaça, assim tu os impeles como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus.3Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e se encham de júbilo.4Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já exultai diante dele.5Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus na sua santa morada.6Deus faz que o solitário viva em família liberta os presos e os faz prosperar mas os rebeldes habitam em terra árida.7Ó Deus! quando saías à frente do teu povo, quando caminhavas pelo deserto,8a terra se abalava e os céus gotejavam perante a face de Deus o próprio Sinai tremeu na presença de Deus, do Deus de Israel.9Tu, ó Deus, mandaste copiosa chuva restauraste a tua herança, quando estava cansada.10Nela habitava o teu rebanho da tua bondade, ó Deus, proveste o pobre.11O Senhor proclama a palavra grande é a companhia dos que anunciam as boas-novas.12Reis de exércitos fogem, sim, fogem as mulheres em casa repartem os despojos.13Deitados entre redis, sois como as asas da pomba cobertas de prata, com as suas penas de ouro amarelo.14Quando o Todo-Poderoso ali dispersou os reis, caiu neve em Zalmom.15Monte grandíssimo é o monte de Basã monte de cimos numerosos é o monte de Basã!16Por que estás, ó monte de cimos numerosos, olhando com inveja o monte que Deus desejou para sua habitação? Na verdade o Senhor habitará nele eternamente.17Os carros de Deus são miríades, milhares de milhares. O Senhor está no meio deles, como em Sinai no santuário.18Tu subiste ao alto, levando os teus cativos recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.19Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.20Deus é para nós um Deus de libertação a Jeová, o Senhor, pertence o livramento da morte.21Mas Deus esmagará a cabeça de seus inimigos, o crânio cabeludo daquele que prossegue em suas culpas.22Disse o Senhor: Eu os farei voltar de Basã fá-los-ei voltar das profundezas do mar23para que mergulhes o teu pé em sangue, e para que a língua dos teus cães tenha dos inimigos o seu quinhão.24Viu-se, ó Deus, a tua entrada, a entrada do meu Deus, meu Rei, no santuário.25Iam na frente os cantores, atrás os tocadores de instrumentos, no meio as donzelas que tocavam adufes.26Bendizei a Deus nas congregações, ao Senhor, vós que sois da fonte de Israel.27Ali está Benjamim, o menor deles, na frente os chefes de Judá com o seu ajuntamento os chefes de Judá com o seu ajuntamento os chefes de Zebulom e os chefes de Naftali.28Ordena, ó Deus, a tua força confirma, ó Deus, o que já fizeste por nós.29Por amor do teu templo em Jerusalém, os reis te trarão presentes.30Repreende as feras dos caniçais, a multidão dos touros, com os bezerros dos povos. Calca aos pés as suas peças de prata dissipa os povos que se deleitam na guerra.31Venham embaixadores do Egito estenda a Etiópia ansiosamente as mãos para Deus.32Reinos da terra, cantai a Deus, cantai louvores ao Senhor,33àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que são desde a antigüidade eis que faz ouvir a sua voz, voz veemente.34Atribuí a Deus força sobre Israel está a sua excelência, e a sua força nos firmamento.35Ó Deus, tu és tremendo desde o teu santuário o Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo. Bendito seja Deus!

 SALMO 69 - ANGÚSTIA (Lat.68)
.
Salva-me, Senhor,
estou atolado
e as águas já chegam
até meu pescoço.
.
Me enterro na lama,
não acho firmeza.
Estou afundando
e as águas me arrastam.
.
Cansei de gritar.
A guela está rouca,
meus olhos ardendo
de tanto esperar.
.
Os que me perseguem
são mais numerosos
do que meus cabelos
e mais resistentes
que meu esqueleto.
.
Me acusam, mentindo.
Não posso entregar
o que não roubei.
.
Vês minhas loucuras
e até meus pecados
a ti não escapam.
.
E aqueles que esperam
não se desanimem
com minhas derrotas.
Que chamem por ti.
.
E foi por tua causa
que fui humilhado
e passei vergonha.
.
Tornei-me um estrangeiro
até para meus pais,
e um desconhecido
para meus irmãos.
.
Meu zelo por ti
me vai devorando
e os teus inimigos
me cobrem de injúria.
.
Eu quis jejuar,
disseram piadas.
Eu fiz penitência,
zombaram de mim.
.
Nas rodas das portas
eu era o assunto,
nos bares os bêbados
me caluniavam.
.
A minha oração
subiu ao Senhor
pedindo socorro
segundo a promessa.
.
Me arranca da lama
para eu não me afogar.
Me livra da raiva
dos perseguidores,
das águas profundas,
.
das ondas que afogam,
do abismo medonho.
Que eu não fique preso
no fundo do poço.
.
Me atende, Senhor.
É grande a tua graça.
Por teu grande amor
te volta pra mim.
.
De mim, não te escondas,
pois sofro bastante.
Socorre-me logo.
Me faz companhia,
faz medo aos malvados.
.
Tu vês meus vexames,
vês quantos me atacam.
De tanto sofrer
Já estou fracassando.
.
Busquei um consolo
mas não encontrei.
Quem me consolasse,
nenhum eu achei.
.
Até fel me deram
pra ser alimento.
Na hora da sede
me deram vinagre.
.
Que a mesa deles seja uma armadilha
e para seus amigos, arapuca.
Que os olhos deles não me vejam mais
e suas pernas fiquem sem firmeza.
...Envia para eles teu castigo
...e o fogo de tua cólera os agarre.
...Que a casa deles seja destruída
...e que ninguém se hospede mais com eles.
Pois perseguiram quem tu castigaste,
aumentando o sofrer dos que puniste.
...Cada vez eles ficam mais culpados,
...sem poder merecer o teu perdão.
Serão tirados da lista dos vivos,
e não sejam contados entre os bons.
.
Eu sou infeliz e sofro.
Teu socorro me protege.
Eu canto o louvor de Deus
agradecendo o que fez.
É melhor que os sacrifícios
que não servem pra ninguém.
Alegrai-vos com os humildes,
animei o coração.
O Senhor escuta os pobres
e não despreza os cativos.
O céu e a terra te louvam,
o mar e o que nele vive.
O Senhor salva seu povo,
organiza o seu viver.
Pra todo mundo dá terra
que seus filhos herdarão
e ali morarão pra sempre.
.
 SALMO 69
1Salva-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço.2Atolei-me em profundo lamaçal, onde não se pode firmar o pé entrei na profundeza das águas, onde a corrente me submerge.3Estou cansado de clamar secou-se-me a garganta os meus olhos desfalecem de esperar por meu Deus.4Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça poderosos são aqueles que procuram destruir-me, que me atacam com mentiras por isso tenho de restituir o que não extorqui.5Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultícia, e as minhas culpas não são ocultas.6Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor Deus dos exércitos não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel.7Porque por amor de ti tenho suportado afrontas a confusão me cobriu o rosto.8Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe.9Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.10Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.11Quando me vesti de cilício, fiz-me para eles um provérbio.12Aqueles que se sentem à porta falam de mim e sou objeto das cantigas dos bêbedos.13Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação.14Tira-me do lamaçal, e não me deixes afundar seja eu salvo dos meus inimigos, e das profundezas das águas.15Não me submerja a corrente das águas e não me trague o abismo, nem cerre a cova a sua boca sobre mim.16Ouve-me, Senhor, pois grande é a tua benignidade volta-te para mim segundo a tua muitíssima compaixão.17Não escondas o teu rosto do teu servo ouve-me depressa, pois estou angustiado.18Aproxima-te da minha alma, e redime-a resgata-me por causa dos meus inimigos.19Tu conheces o meu opróbrio, a minha vergonha, e a minha ignomínia diante de ti estão todos os meus adversários.20Afrontas quebrantaram-me o coração, e estou debilitado. Esperei por alguém que tivesse compaixão, mas não houve nenhum e por consoladores, mas não os achei.21Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.22Torne-se a sua mesa diante deles em laço, e sejam-lhes as suas ofertas pacíficas uma armadilha.23Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e faze com que os seus lombos tremam constantemente.24Derrama sobre eles a tua indignação, e apanhe-os o ardor da tua ira.25Fique desolada a sua habitação, e não haja quem habite nas suas tendas.26Pois perseguem a quem afligiste, e aumentam a dor daqueles a quem feriste.27Acrescenta iniqüidade à iniqüidade deles, e não encontrem eles absolvição na tua justiça.28Sejam riscados do livro da vida, e não sejam inscritos com os justos.29Eu, porém, estou aflito e triste a tua salvação, ó Deus, me ponha num alto retiro.30Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com ação de graças.31Isto será mais agradável ao Senhor do que um boi, ou um novilho que tem pontas e unhas.32Vejam isto os mansos, e se alegrem vós que buscais a Deus reviva o vosso coração.33Porque o Senhor ouve os necessitados, e não despreza os seus, embora sejam prisioneiros.34Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.35Porque Deus salvará a Sião, e edificará as cidades de Judá, e ali habitarão os seus servos e a possuirão.36E herdá-la-á a descendência de seus servos, e os que amam o seu nome habitarão nela.

 SALMO 70 - (Lat.69)

Salmo tirado do Salmo 40 (Lat.39)
os versos 14-18
 SALMO 70
1Apressa-te, ó Deus, em me livrar Senhor, apressa-te em socorrer-me.2Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram tirar-me a vida tornem atrás e confundam-se os que me desejam o mal.3Sejam cobertos de vergonha os que dizem: Ah! Ah!4Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: engrandecido seja Deus.5Eu, porém, estou aflito e necessitado apressa-te em me valer, ó Deus. Tu és o meu amparo e o meu libertador Senhor, não te detenhas.

 .
.
.