Salmos Nordestinos 51 a 60


 SALMO 51 - ERREI, PERDOA (Lat.50)
.
Tem compaixão de mim, Deus de bondade,
...apaga meu pecado.
Me lava das sujeiras, da malícia,
....me limpa das maldades.
.
E conheço demais o meu pecado,
...não posso me esquecer.
Meu pecado foi todo contra ti.
...Senhor, tu viste tudo.
.
Senhor, tu sempre acertas quando julgas,
...tu sempre tens razão.
Tu sabes que eu nasci já na maldade,
...gerado pecador.
.
Um coração sincero é o que tu amas.
...Me dá muito juízo.
Me lava pra que eu fique bem limpinho,
...alvinho, um algodão.
.
Me ensina a rir, me faz gostar de festas,
...me chama pra dançar.
Não olhes mais, Senhor, pra meus pecados
...e tira as nódoas todas.
.
Me troca o coração por outro novo,
renova meu amor.
Não mandes que eu me suma de tua vista,
...não queiras me esquecer.
.
Me dá de novo a tua salvação
...e o jeito de ser bom.
Vou mostrar aos errados os teus caminhos
...e eles vão voltar.
.
Me livra das misérias do pecado
...e eu mostro teu amor.
Me abre a boca para eu te cantar,
...dizer o teu louvor.
.
Senhor, meus sofrimentos não te alegram,
...nem queres sacrifícios.
Meu sacrifício é o arrependimento,
...não vás me desprezar.
.
Senhor, trata teu povo com bondade,
...renova tua Igreja
e então terás um culto verdadeiro:
...a vítima do Altar.
.
 SALMO 51

1Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.2Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.3Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.4Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos de sorte que és justificado em falares, e inculpável em julgares.5Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.6Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.7Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.8Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste.9Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.10Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.11Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito.12Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.13Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti.14Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.15Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor.16Pois tu não te comprazes em sacrifícios se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.17O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.18Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade edifica os muros de Jerusalém.19Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar.
  SALMO 52 - CALUNIADO (Lat.51)
.
Porque vens te gabando de teus malfeitos,
...ó rico sedutor?
Tu ficas só pensando em fazer mal,
tua língua afiada é uma tesoura:
...tu vais cortando tudo.
.
Tu gostas mais do que do bem.
Tu dizes mais mentiras que verdade.
Tu gostas das palavras ofensivas,
...ó língua traidora.
.
Por iss é que Deus vai te destruir,
...te derrubar pra sempre.
Ele vai te arrancar de tua casa
...e da terra dos vivos.
.
Os justos vendo isto terão medo
e vão zombar do caluniador.
.
"Este homem nao soube confiar
...em Deus que é protetor,
mas se fiou somente nas riquezas
...e confiou no crime".
.
Eu sou como árvore frondosa
...na casa de meu Deus.
Eu espero na sua compaixão. 
Vou te louvar porque fizeste assim,
...vou ensinar teu nome

porque teus santos cantam teu louvor.
.
 SALMO 52

1Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? pois a bondade de Deus subsiste em todo o tempo.2A tua língua maquina planos de destruição, como uma navalha afiada, ó tu que usas de dolo.3Tu amas antes o mal do que o bem, e o mentir do que o falar a verdade.4Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.5Também Deus te esmagará para sempre arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação, e desarraigar-te-á da terra dos viventes.6Os justos o verão e temerão e se rirão dele, dizendo:7Eis aqui o homem que não tomou a Deus por sua fortaleza antes confiava na abundância das suas riquezas, e se fortalecia na sua perversidade.8Mas eu sou qual oliveira verde na casa de Deus confio na bondade de Deus para sempre e eternamente.9Para sempre te louvarei, porque tu isso fizeste, e proclamarei o teu nome, porque é bom diante de teus santos.
  SALMO 53 - (Lat.52)
.
Salmo 53 é identico ao Salmo 14, com uma pequena mudança no verso final.
 SALMO 53

1Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniqüidade não há quem faça o bem.2Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus.3Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos não há quem faça o bem, não há sequer um.4Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão, e não invocam a Deus?5Eis que eles se acham em grande pavor onde não há motivo de pavor, porque Deus espalhará os ossos daqueles que se acampam contra ti tu os confundirás, porque Deus os rejeitou.6Oxalá que de Sião viesse a salvação de Israel! Quando Deus fizer voltar os cativos do seu povo, então se regozijará Jacó e se alegrará Israel.
  SALMO 54 - SOCORRO (Lat.53)
.
Meu Deus, és bom. Vem, me salvar.
Vem defender minha causa.
Escuta minha oração,
ouve as palavras que digo.
Os orgulhosos se ergueram
procurando me perder
sem olhar para o Senhor.
Mas Deus já vem me ajudar
pois sustenta minha vida.
Devolve o mal aos malvados,
sê fiel. Vence eles todos.
És bom, vou louvar teu nome
e fazer sacrifício.
Me salva nas aperturas
e humilha meus inimigos.
.
 SALMO 54

1Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.2Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca.3Porque homens insolentes se levantam contra mim, e violentos procuram a minha vida eles não põem a Deus diante de si.4Eis que Deus é o meu ajudador o Senhor é quem sustenta a minha vida.5Faze recair o mal sobre os meus inimigos destrói-os por tua verdade.6De livre vontade te oferecerei sacrifícios louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom.7Porque tu me livraste de toda a angústia e os meus olhos viram a ruína dos meus inimigos.
  SALMO 55 - FUI TRAÍDO (Lat.54)
.
Senhor, vem escutar minha oração.
Não fujas pra não ver o meu pedido.
Presta atenção pra mim, vem me atender.
.
Eu me agito sofrendo e me perturbo
sabendo do que diz meu inimigo
e ouvindo a gritaria dos malvados.
.
Eles me odeiam, me desejam males.
Meu coração lá dentro se perturba
e fico até com medo de morrer.
.
Fico todo tremendo e apavorado
e digo: "Se eu tivesse um par de asas,
voaria pra um canto sossegado."
.
Sendo assim eu iria pra bem longe
procurando um lugar nalgum deserto
pra me abrigar da grande tempestade.
.
Senhor, vem afastá-los, dividi-los.
Só vejo violência e desacordo
rondando a casa deles noite e dia,
e lá dentro injustiça e opressão.
.
Armam ciladas no meio das ruas,
injustiça e esperteza em suas praças.
.
Se um inimigo me amaldiçoasse
ainda eu poderia suportar.
Se quem me odeia agisse contra mim
eu ia me esconder pra não ver.
.
Mas tu que eras o meu companheiro
meu amigo, morando em minha casa,
com quem tinha tão boas relações,
que foi comigo à igreja tantas vezes
participar das festas do Senhor...
.
Venha a morte sobre eles,
desçam vivos para o inferno
pois stão cheios de maldade.
.
Eu vou gritar para Deus
e o Senhor me salvará.
De manhã, de tarde e à noite,
e ele vai me escutar.
.
Ele vai me dar a paz,
longe dos que me perseguem
pois são muitos contra mim.
.
O Senhor vai me escutar,
vai moer meus inimigos,
ele que reina pra sempre,
pois estes não se convertem
nem querem saber de Deus.
.
Há alguém que se levanta
pra trair os seus amigos.
Boca doce como mel,
coração tramando guerra.
Palavras bem azeitadas,
mas são facas amoladas.
.
Confia bem no Senhor
pois ele vai te valer
pois não abandona o justo.
Senhor, derrota eles todos.
Diminui os dias deles.
Em ti confio, Senhor.
.
 SALMO 55

1Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração, e não te escondas da minha súplica.2Atende-me, e ouve-me agitado estou, e ando perplexo,3por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio pois lançam sobre mim iniqüidade, e com furor me perseguem.4O meu coração confrange-se dentro de mim, e terrores de morte sobre mim caíram.5Temor e tremor me sobrevêm, e o horror me envolveu.6Pelo que eu disse: Ah! quem me dera asas como de pomba! então voaria, e encontraria descanso.7Eis que eu fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.8Apressar-me-ia a abrigar-me da fúria do vento e da tempestade.9Destrói, Senhor, confunde as suas línguas, pois vejo violência e contenda na cidade.10Dia e noite andam ao redor dela, sobre os seus muros também iniqüidade e malícia estão no meio dela.11Há destruição lá dentro opressão e fraude não se apartam das suas ruas.12Pois não é um inimigo que me afronta, então eu poderia suportá-lo nem é um adversário que se exalta contra mim, porque dele poderia esconder-me13mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu amigo íntimo.14Conservávamos juntos tranqüilamente, e em companhia andávamos na casa de Deus.15A morte os assalte, e vivos desçam ao Seol porque há maldade na sua morada, no seu próprio íntimo.16Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.17De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei e ele ouvirá a minha voz.18Livrará em paz a minha vida, de modo que ninguém se aproxime de mim pois há muitos que contendem contra mim.19Deus ouvirá e lhes responderá aquele que está entronizado desde a antigüidade porque não há neles nenhuma mudança, e tampouco temem a Deus.20Aquele meu companheiro estendeu a sua mão contra os que tinham paz com ele violou o seu pacto.21A sua fala era macia como manteiga, mas no seu coração havia guerra as suas palavras eram mais brandas do que o azeite, todavia eram espadas desembainhadas.22Lança o teu fardo sobre o Senhor, e ele te susterá nunca permitirá que o justo seja abalado.23Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição homens de sangue e de traição não viverão metade dos seus dias mas eu em ti confiarei.
  SALMO 56 - COMIGO NINGUÉM PODE (Lat.55)
.
Senhor, tem pena de mim,
olha que estão me pisando
noite e dia, sem parar.
...os homens não me dão folta,
...tenho muitos inimigos.
...Mas quando o medo me ataca
...em ti ponho a confiança.
O Senhor me faz vencer.
Quem pode me fazer mal?
Todo dia me aperreiam
pensando só mal de mim.
...Tramam coisas contra mim,
...me espreitam pra me matar.
...Senhor, castiga esses homens,
...tu que vences todo mundo.
Em ti ponho a confiança.
O Senhor me faz vencer.
Quem pode me fazer mal?
...Contaste meus passos todos.
...Minhas lágrimas guardaste
...anotando no caderno.
É só eu chamar por ti
meus inimigos recuam.
Eu sei que falas por mim
...e me fazes vencedor.
...Por isso não temo nada.
...Quem pode me fazer mal?
Vou fazer a minha oferta
na Ceia, na Eucaristia
pois me tiraste da morte
...e não me deixas cair
...fazendo que eu ande sempre
...junto com o Povo de Deus.
Eu sei que falas por mim
e me fazes vencedor.
Por isso não temo nada,
Quem me pode fazer mal?

 SALMO 56

1Compadece-te de mim, ó Deus, pois homens me calcam aos pés e, pelejando, me aflingem o dia todo.2Os meus inimigos me calcam aos pés o dia todo, pois são muitos os que insolentemente pelejam contra mim.3No dia em que eu temer, hei de confiar em ti.4Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo5Todos os dias torcem as minhas palavras todos os seus pensamentos são contra mim para o mal.6Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte.7Escaparão eles por meio da sua iniqüidade? ó Deus, derruba os povos na tua ira!8Tu contaste as minhas aflições põe as minhas lágrimas no teu odre não estão elas no teu livro?9No dia em que eu te invocar retrocederão os meus inimigos isto eu sei, que Deus está comigo.10Em Deus, cuja palavra eu louvo, no Senhor, cuja palavra eu louvo,11em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo que me pode fazer o homem?12Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus eu te oferecerei ações de graças13pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?
  SALMO 57 - FÉ GARANTIDA (Lat.56)
.
Senhor, tem pena de mim.
Tem pena de mim, Senhor.
...Em ti procuro refúgio,
...na sombra de tuas asas,
...durante esta tempestade.
Invoco o Deus poderoso
que é tão bondoso comigo.
...Que do céu me mande força
...humilhando os que me atacam.
Deus que é bom e que é fiel
vai me livrar das dentadas
desses cachorros danados.
...Eu moro com gente má
...que tem dentes afiados
...e línguas bem amoladas.
Manda força lá de cima,
...mostra ao mundo teu poder.
......Armaram na estrada um fojo
......esperando que eu caísse.
Era bem no meu caminho
mas eles é que cairam.
Meu coração 1stá refeito
completamente, Senhor.
...Vou cantar uma cantiga.
...Te anima, meu coração,
...vamos cantar alvorada.
Quero louvar meu Senhor
no meio do povo todo.
Vou cantar uma cantiga
para todo mundo ouvir.
...A bondade do Senhor
...atingue a algura do céu,
...passa por cima das nuvens.
Manda força lá de cima,
mostra ao mundo teu poder.

 SALMO 57

1Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.2Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.3Ele do céu enviará seu auxílio , e me salvará, quando me ultrajar aquele que quer calçar-me aos pés. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.4Estou deitado no meio de leões tenho que deitar-me no meio daqueles que respiram chamas, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada.5Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus seja a tua glória sobre toda a terra.6Armaram um laço para os meus passos, a minha alma ficou abatida cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.7Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração cantarei, sim, cantarei louvores.8Desperta, minha alma despertai, alaúde e harpa eu mesmo despertarei a aurora.9Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos cantar-te-ei louvores entre as nações.10Pois a tua benignidade é grande até os céus, e a tua verdade até as nuvens.11Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus e seja a tua glória sobre a terra.
  SALMO 58 - FAÇAM JUSTIÇA (Lat.57)
.
Será que vocês fazem justiça,
...ó homens poderosos?
Será que vocês julgam os homens
...de acordo com a justiça?
.
Vocês estão fazendo mil abusos,
...usando a violência.
A turma já fazia malvadezas
...desde o ventre materno,
e mil tinham nascido neste mundo
...já viviam mentindo.
Vil peçonha de cobra eles possuem
...e se fazem de surdos.
Não querem escutar palavras boas
...dos homens de juízo.
.
Senhor, quebra os dentes deles todos,
desmonta o queixal destes cachorros.
...Como água que escorre eles se sumam
...e sequem depressa como a grama.
Andando, derretam como a lesma,
aborto que nunca viu a luz.
...Nem bem a panela deu fervura
...um vento derrube a trempe deles.
O justo se alegra ao ver justiça
se sente recompensado e farto.
...E diz:"Quem é bom sai vencedor,
...pois Deus julga a terra e faz justiça¹
 SALMO 58

1Falais deveras o que é reto, vós os poderosos? Julgais retamente, ó filhos dos homens?2Não, antes no coração forjais iniqüidade sobre a terra fazeis pesar a violência das vossas mãos.3Alienam-se os ímpios desde a madre andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.4Têm veneno semelhante ao veneno da serpente são como a víbora surda, que tapa os seus ouvidos,5de sorte que não ouve a voz dos encantadores, nem mesmo do encantador perito em encantamento.6Ó Deus, quebra-lhes os dentes na sua boca arranca, Senhor, os caninos aos filhos dos leões.7Sumam-se como águas que se escoam sejam pisados e murcham como a relva macia.8Sejam como a lesma que se derrete e se vai como o aborto de mulher, que nunca viu o sol.9Que ele arrebate os espinheiros antes que cheguem a aquecer as vossas panelas, assim os verdes, como os que estão ardendo.10O justo se alegrará quando vir a vingança lavará os seus pés no sangue do ímpio.11Então dirão os homens: Deveras há uma recompensa para o justo deveras há um Deus que julga na terra.
 SALMO 59 - BOTA PRA CORRER (Lat.58)
.
Me liberta, Senhor,
...daqueles que me atacam
...e querem me agarrar.
.
Me liberta, Senhor,
...dos que tramam injustiças
...só fazendo o que bem querem,
......conspiram contra mim,
......procuram me anular.
.
Me parece, Senhor,
...que eu não sou tão culpado
...pra ser tratado assim.
.
Vem depressa, Senhor,
...vem botar pra correr
...esta corja safada.
......Me acuam noite e dia,
......latindo o tempo todo.
.
Tu bens sabes, Senhor,
...que são donos de tudo,
...não respeitam ninguém.
.
Mas, tu zombas, Senhor,
...dessa gente sem lei,
...pois tu és minha força.
......Tu vens me libertar.
......Vou sempre te louvar. (...v.12-18)

 SALMO 59

1Livra-me, Deus meu, dos meus inimigos protege-me daqueles que se levantam contra mim.2Livra-me do que praticam a iniqüidade, e salva-me dos homens sanguinários.3Pois eis que armam ciladas à minha alma os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha nem por pecado meu, ó Senhor.4Eles correm, e se preparam, sem culpa minha desperta para me ajudares, e olha.5Tu, ó Senhor, Deus dos exércitos, Deus de Israel, desperta para punir todas as nações não tenhas misericórdia de nenhum dos pérfidos que praticam a iniqüidade.6Eles voltam à tarde, uivam como cães, e andam rodeando a cidade.7Eis que eles soltam gritos espadas estão nos seus lábios porque (pensam eles), quem ouve?8Mas tu, Senhor, te rirás deles zombarás de todas as nações.9Em ti, força minha, esperarei pois Deus é o meu alto refúgio.10O meu Deus com a sua benignidade virá ao meu encontro Deus me fará ver o meu desejo sobre os meus inimigos.11Não os mates, para que meu povo não se esqueça espalha-os pelo teu poder, e abate-os ó Senhor, escudo nosso.12Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios fiquem presos na sua soberba. Pelas maldições e pelas mentiras que proferem,13consome-os na tua indignação consome-os, de modo que não existem mais para que saibam que Deus reina sobre Jacó, até os confins da terra.14Eles tornam a vir à tarde, uivam como cães, e andam rodeando a cidade15vagueiam buscando o que comer, e resmungam se não se fartarem.16Eu, porém, cantarei a tua força pela manhã louvarei com alegria a tua benignidade, porquanto tens sido para mim uma fortaleza, e refúgio no dia da minha angústia.17A ti, ó força minha, cantarei louvores porque Deus é a minha fortaleza, é o Deus que me mostra benignidade.
 SALMO 60 - RECUPERAÇÃO (Lat.59)
.
Feriste e abalaste a terra.
Conserta, pois não esta firme.
...Castigaste bem teu povo,
...nos deste um vinho amargoso.
.
Tu mandaste os que te seguem
fugir da frente da tropa
...para livrar teus inimigos.
...Sustenta-nos com tua mão.
.
Deus falou na sua igreja:
"Eu vou repartir as terras,
...distribuir as baixadas.
...Toda terra me pertence".
.
Quem vai me introduzir na fortaleza?
Quem vai me conduzir pras terras boas?
.
Não será tu, Senhor, que repeliste
e que não andas mais com nossas tropas?
.
Concede-nos vencer os inimigos.
É inútil a ajuda que o homem dá.
.
Por Deus combateremos com coragem
e ele arrasará quem nos ataca.
.
 SALMO 60

1Ó Deus, tu nos rejeitaste, tu nos esmagaste, tu tens estado indignado oh, restabelece-nos.2Abalaste a terra, e a fendeste sara as suas fendas, pois ela treme.3Ao teu povo fizeste ver duras coisas fizeste-nos beber o vinho de aturdimento.4Deste um estandarte aos que te temem, para o qual possam fugir de diante do arco.5Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e responde-nos.6Deus falou na sua santidade: Eu exultarei repartirei Siquém e medirei o vale de Sucote.7Meu é Gileade, e meu é Manassés Efraim é o meu capacete Judá é o meu cetro.8Moabe é a minha bacia de lavar sobre Edom lançarei o meu sapato sobre a Filístia darei o brado de vitória.9Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?10Não nos rejeitaste, ó Deus? e tu, ó Deus, não deixaste de sair com os nossos exércitos?11Dá-nos auxílio contra o adversário, pois vão é o socorro da parte do homem.12Em Deus faremos proezas porque é ele quem calcará aos pés os nossos inimigos.
.
.
.