Salmos Nordestinos 41 a 50



 SALMO 41 - VÃO VER (Lat.40)
.
Feliz o que se lembra de ajudar
...o pobre e o abandonado.
No dia da desgraça e da tristeza,
...terá Deus pena dele.
.
Sempre estará com vida e com saúde.
...(Já vi cabra feliz!)
Não vai cair na mão dos inimigos,
...pois Deus não deixará.
.
Se acontecer que ele adoecer, um dia,
...Deus virá lhe assistir.
Mas eu só peço a Deus: "Tem compaixão!
...Me cura que eu pequei".
.
Quem tem raiva raiva de mim vive dizendo:
..."Esse cara não morre?"
Se vem me visitar é de fingido,
...pra espalhar seus agouros.
.
Inventam contra mim tantas fofocas,
...só me desejam mal:
"Foi doença ruim que ele pegou
...e desta não levanta".
.
Até o amigo em quem eu confiava
...e almoçava comigo
se levantou também pra me dar coice.
...Só Deus é quem me vale.
.
Deus queira que eu levante sem demora
...pra cobrar desaforos.
Agora quero ver se és meu amigo
...me fazendo vencer.
.
Senhor, me faz vencer os inimigos,
...me guarda são e salvo.
Bendito seja Deus, meu bom Senhor,
...agora e para sempre.

 SALMO 41
.
1Bem-aventurado é aquele que considera o pobre o Senhor o livrará no dia do mal.2O Senhor o guardará, e o conservará em vida será abençoado na terra tu, Senhor não o entregarás à vontade dos seus inimigos.3O Senhor o sustentará no leito da enfermidade tu lhe amaciarás a cama na sua doença.4Disse eu da minha parte: Senhor, compadece-te de mim, sara a minha alma, pois pequei contra ti.5Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome?6E, se algum deles vem ver-me, diz falsidades no seu coração amontoa a maldade e quando ele sai, é disso que fala.7Todos os que me odeiam cochicham entre si contra mim contra mim maquinam o mal, dizendo:8Alguma coisa ruim se lhe apega e agora que está deitado, não se levantará mais.9Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.10Mas tu, Senhor, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes retribua.11Por isso conheço eu que te deleitas em mim, por não triunfar de mim o meu inimigo12Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade, e me colocas diante da tua face para sempre.13Bendito seja o Senhor Deus de Israel de eternidade a eternidade. Amém e amém.

  SALMO 42 - AUSÊNCIA (Lat.41)
.
Como a ovelhinha sedenta
suspira por água fria
assim desejo meu Deus.
.
Minh'alma tem muita sede
Do Deus vivo. Quando irei
ver a face de meu Deus?
.
Meu alimento é meu pranto
pois eu choro noite e dia.
Me dizem: "Espera em Deus a quem louvo.
Ele é minha salvação,
minha luz e meu Senhor.
.
Minh'alma sente saudades,
recordando, aqui, de longe,
os lugares onde andei.
.
Um abismo leva ao outro
no rumor das cachoeiras.
Tuas águas me banharam.
.
De dia é Deus quem me ampara
e de noite eu vou cantar
a Deus a quem devo a vida.
.
Eu digo a Deus: "Não me esqueças,
meu Rochedo em que me apoio.
Porque o inimigo me pisa?
.
Meus ossos estão quebrados,
meus inimigos me insultam
e dizem: "Onde está teu Deus?"
.
MInh'alma, porque te abates
e ficas tão perturbada
lá dentro em meu coração?
.
Espera em Deus a quem louvo.
Ele é minha salvação,
minha luz e meu Senhor.
.
 SALMO 42
.
1Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!2A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo quando entrarei e verei a face de Deus?3As minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto se me diz constantemente: Onde está o teu Deus?4Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava.5Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.6Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.7Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.8Contudo, de dia o Senhor ordena a sua bondade, e de noite a sua canção está comigo, uma oração ao Deus da minha vida.9A Deus, a minha rocha, digo: Por que te esqueceste de mim? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?10Como com ferida mortal nos meus ossos me afrontam os meus adversários, dizendo-me continuamente: Onde está o teu Deus?11Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

  SALMO 43 - DEFENDER-ME (Lat.42)
.
Ó meu Deus, me faz justiça
e defende a minha causa
contra este povo sem lei.
Me livra do mentiroso
e do que faz injustiças.
.
Porque tu és minha força.
Mas porque me abandonaste?
Porque o inimigo me pisa?
Manda tua luz, tua verdade
pra me guiar para a Igreja.
.
Vou chegar a teu altar,
ó Deus que és minha alegria
e por quem me entusiasmo.
Vou te cantar com a guitarra.
Meu Deus! Meu Deus! Meu Senhor!
.
Minh'alma, porque te abates
e ficas tão perturbada
lá dentro em meu coração?
.
Espera em Deus a quem louvo.
Ele é minha salvação,
minha luz e meu Senhor.
.
 SALMO 43
.
1Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra uma nação ímpia livra-me do homem fraudulento e iníquo.2Pois tu és o Deus da minha fortaleza por que me rejeitaste? por que ando em pranto por causa da opressão do inimigo?3Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem levem-me elas ao teu santo monte, e à tua habitação.4Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria e ao som da harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.5Por que estás abatida, ó minha alma? e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.

  SALMO 44 - ESTAMOS FIRMES (Lat.43)
.
Senhor, ouvimos com nossos ouvidos,
...nossos pais nos contaram
o que fizeste pra nossos avós
...nos tempos que passaram.
Tu deste um pouso para nossos pais,
...fizeste com tua mão.
Mandaste embora os que ocupavam a terra,
...e derrubaram todos
fizeste prosperar os nossos pais.
.
Não foi com a espada que ganharam a terra
...nem com a força de brço
mas foi teu braço e tua mão direita
...e teu riso amoroso.
Tu és meu Rei, meu Deus, fizeste sempre
...o teu povo vencer.
Por ti vencemos nossos inimigos
...pisando os agressores.
Não foi em armas que nós confiamos,
...não vencemos com a espada.
Foste tu que venceste os inimigos.
.
Envergonhaste os que nos odiavam.
...Vamos louvar a Deus
e cantar o seu nome para sempre.
.
Agora nos desprezaste,
não vais com nossos soldados.
A eles nos entregaste
como ovelhas para faca.
.
Espalhados pelo mundo,
fomos vendidos barato
e nem lucro tu tiveste.
Fizeste de nós palhaços
para nossos inimigos,
gargalhada e zombaria
para todos os vizinhos.
.
Já servimos de ditado
e pra gestos indecentes.
Ando sempre envergonhado
sem querer fitar ninguém,
por causa dessas pilhérias
que os inimigos me atiram.
.
Passamos isso mas não te esquecemos,
o nosso coração não se esfriou
e nem andamos fora do caminho.
.
Quando tu nos ralaste de aflição
e ficamos rodando pelo escuro,
tivéssemos deixado o nosso Deus
e pedido socorro a um deus estranho,
logo terias tudo percebido,
tu que conheces todos os segredos.
.
Acorda, Senhor,
porque estás dormindo?
Sacode este sono!
Vem nos socorrer!
Porque tu te escondes?
Esqueces os males
de nossa miséria?
Estamos caídos
Com o buxo no chão.
Levante! Socorro!
Tem pena de nós!
.
 SALMO 44
.
1Ó Deus, nós ouvimos com os nossos ouvidos, nossos pais nos têm contado os feitos que realizaste em seus dias, nos tempos da antigüidade.2Tu expeliste as nações com a tua mão, mas a eles plantaste afligiste os povos, mas a eles estendes-te largamente.3Pois não foi pela sua espada que conquistaram a terra, nem foi o seu braço que os salvou, mas a tua destra e o teu braço, e a luz do teu rosto, porquanto te agradaste deles.4Tu és o meu Rei, ó Deus ordena livramento para Jacó.5Por ti derrubamos os nossos adversários pelo teu nome pisamos os que se levantam contra nós.6Pois não confio no meu arco, nem a minha espada me pode salvar.7Mas tu nos salvaste dos nossos adversários, e confundiste os que nos odeiam.8Em Deus é que nos temos gloriado o dia todo, e sempre louvaremos o teu nome.9Mas agora nos rejeitaste e nos humilhaste, e não sais com os nossos exércitos.10Fizeste-nos voltar as costas ao inimigo e aqueles que nos odeiam nos despojam à vontade.11Entregaste-nos como ovelhas para alimento, e nos espalhaste entre as nações.12Vendeste por nada o teu povo, e não lucraste com o seu preço.13Puseste-nos por opróbrio aos nossos vizinhos, por escárnio e zombaria àqueles que estão à roda de nós.14Puseste-nos por provérbio entre as nações, por ludíbrio entre os povos.15A minha ignomínia está sempre diante de mim, e a vergonha do meu rosto me cobre,16à voz daquele que afronta e blasfema, à vista do inimigo e do vingador.17Tudo isto nos sobreveio todavia não nos esquecemos de ti, nem nos houvemos falsamente contra o teu pacto.18O nosso coração não voltou atrás, nem os nossos passos se desviaram das tuas veredas,19para nos teres esmagado onde habitam os chacais, e nos teres coberto de trevas profundas.20Se nos tivéssemos esquecido do nome do nosso Deus, e estendido as nossas mãos para um deus estranho,21porventura Deus não haveria de esquadrinhar isso? pois ele conhece os segredos do coração.22Mas por amor de ti somos entregues à morte o dia todo somos considerados como ovelhas para o matadouro.23Desperta! por que dormes, Senhor? Acorda! não nos rejeites para sempre.24Por que escondes o teu rosto, e te esqueces da nossa tribulação e da nossa angústia?25Pois a nossa alma está abatida até o pó o nosso corpo pegado ao chão.26Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por tua benignidade.

  SALMO 45 - VIVA OS NOIVOS! (Lat.44)
.
Meu coração derrama um doce canto.
Vou fazer um poema para os noivos.
Minha língua servindo de caneta,
...tudo irá muito bem.
.
Ao Noivo:
.
Tu és o mais belo de todos os jovens.
Teus lábios espalham sorrisos de amor.
Por isso sabemos que vais ser feliz.
.
Põe na cintura tua espada forte:
...a força é teu enfeite.
Combate pelo fé, pela justiça:
...sê nobre nos teus gestos.
.
Tuas flechas pontudas são certeiras.
Derrota os inimigos do Senhor.
.
Com justiça teu lar será regido.
Odeias as injustiça e a iniquidade.
.
E por isto agradaste a nosso Deus
que tu deu tanta força e alegria.
.
Tuas vestes exalam mil aromas:
baunilha, incenso, rosas e jasmim.
.
Ouves cantos alegres pela estrada?
São teus amigos com seus violões.
.
Lá de longe saiu a teu encontro
a que é rainha do teu coração.
.
A teu lado contempla esta donzela
tão bonita e enfeitada para ti.
.
À Noiva:
.
Escuta, minha filha.
Encosta teu ouvido
e ouve este segredo:
Esquece teus irmãos, tua mamãe,
...e a casa de teus pais.
Um jovem cobiçou tua beleza,
vai ser o dono de teu coração
...Parte com ele.
.
Virá muita gente com presentes,
virão os rapazes do lugar
...te fazendo elogios.
.
Toda bela saíste a seu encontro
...com vestido de seda.
Alegre te encontraste com teu noivo,
...cercada por amigas.
Elas vão conduzir-te com alegria
...à tua nova casa.
.
Deixa teus pais pois Deus te dará filhos:
bem bonitinhos eles hão de ser.
.
Mas de ti ninguém há de se esquecer,
teu nome há de ficar em nossos lábios
pelos séculos dos séculos. Amém.

 SALMO 45
.
1O meu coração trasborda de boas palavras dirijo os meus versos ao rei a minha língua é qual pena de um hábil escriba.2Tu és o mais formoso dos filhos dos homens a graça se derramou nos teus lábios por isso Deus te abençoou para sempre.3Cinge a tua espada à coxa, ó valente, na tua glória e majestade.4E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis.5As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei os povos caem debaixo de ti.6O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.7Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.8Todas as tuas vestes cheiram a mirra a aloés e a cássia dos palácios de marfim os instrumentos de cordas e te alegram.9Filhas de reis estão entre as tuas ilustres donzelas à tua mão direita está a rainha, ornada de ouro de Ofir.10Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos esquece-te do teu povo e da casa de teu pai.11Então o rei se afeiçoará à tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem.12A filha de Tiro estará ali com presentes os ricos do povo suplicarão o teu favor.13A filha do rei está esplendente lá dentro do palácio as suas vestes são entretecidas de ouro.14Em vestidos de cores brilhantes será conduzida ao rei as virgens, suas companheiras que a seguem, serão trazidas à tua presença.15Com alegria e regozijo serão trazidas elas entrarão no palácio do rei.16Em lugar de teus pais estarão teus filhos tu os farás príncipes sobre toda a terra.17Farei lembrado o teu nome de geração em geração pelo que os povos te louvarão eternamente.

  SALMO 46 - DEUS PODEROSO (Lat.45)
.
Deus é nosso refúgio e nossa força.
Na hora da aflição mostrou-se amigo.
...Mesmo que a terra trema, não temeremos,
...mesmo que os montes se atirem no mar.
Podem agitar-se as ondas se elevando
e atacar as montanhas com furor.
...O Deus que tudo pode está consoco,
...O Deus de nossos pais é quem nos vale.
.
Os lagos embelezam esta cidade.
O templo do Senhor é muito santo.
...Deus mora lá. Ali nada se sofre.
...Bem cedinho ele vem nos ajudar.
Os povos e as nações tomaram um susto.
Foi Deus falar e tudo se acalmou.
...O Deus que tudo pode está conosco,
...O Deus de nossos pais é quem nos vale.
.
Venham ver o que fez nosso Senhor.
Os milagres que fez aqui no mundo.
...Fez a guerra parar por toda parte.
...Quebrou as armas todas e os abrigos.
"Fiquem sabendo que sou vosso Deus.
Eu domino as nações do mundo todo".
...O Deus que tudo pode está conosco,
O Deus de nossos pais é quem nos vale.
.
 SALMO 46
.
1Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.2Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares3ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.4Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas do Altíssimo.5Deus está no meio dela não será abalada Deus a ajudará desde o raiar da alva.6Bramam nações, reinos se abalam ele levanta a sua voz, e a terra se derrete.7O Senhor dos exércitos está conosco o Deus de Jacó é o nosso refúgio.8Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito na terra.9Ele faz cessar as guerras até os confins da terra quebra o arco e corta a lança queima os carros no fogo.10Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.11O Senhor dos exércitos está conosco o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

  SALMO 47 - VITÓRIA (Lat.46)
.
Batei palmas, povos todos!
Cantai músicas alegres!
.
Deus é grande e poderoso
pois governa o mundo inteiro.
.
Nos mandou levar a todos
a mensagem do amor.
.
Ele fez uma aliança
com o povo que escolheu.
.
O Senhor é vencedor,
triunfante sobe ao céu.
.
Cantemos a nosso Deus.
Vamos cantar com vontade!
.
Ele é Rei da terra toda.
Cantai hinos de vitória!
.
Deus domina o mundo todo,
assentado no seu trono.
.
Reuniu os povos todos,
todos são povo de Deus.
.
 SALMO 47
.
1Batei palmas, todos os povos aclamai a Deus com voz de júbilo.2Porque o Senhor Altíssimo é tremendo é grande Rei sobre toda a terra.3Ele nos sujeitou povos e nações sob os nossos pés.4Escolheu para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou.5Deus subiu entre aplausos, o Senhor subiu ao som de trombeta.6Cantai louvores a Deus, cantai louvores cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.7Pois Deus é o Rei de toda a terra cantai louvores com salmo.8Deus reina sobre as nações Deus está sentado sobre o seu santo trono.9Os príncipes dos povos se reúnem como povo do Deus de Abraão, porque a Deus pertencem os escudos da terra ele é sumamente exaltado.

  SALMO 48 - IGREJA SANTA (Lat.47)
.
Deus é grande. Merece ser louvado
...no templo do Senhor.
Sua igreja é bonita e muito santa,
...alegria do povo.
Esta igreja no meio da chapada*
...é a casa do Senhor.
Quem invoca o Senhor na sua casa
...alcança o seu perdão.
.
Os poderosos todos se juntaram
...para atacar com força.
Quando viram o poder de nosso Deus
...se espantaram e fugiram.
Sentiram então um grande sofrimento
...como dores de parto.
Era ver quando vem o vento leste
...alagando as canoas.
.
Isso que nos disseram e que nós vimos
...Deus conserve para sempre...
Recebemos, ó Deus, misericórdia,
...no meio de teu emplo.
Com teu nome, também com teu louvor
...que alcança o mundo todo
Tua mão está cheia de justiça
...pois isto alegra todos.
.
Vamos conhecer bem a igreja santa,
...olhar sua belezas
Para contar as gerações futuras
...as grandezas de Deus.
Ele será pra sempre nosso Deus
...pois vai nos conuzir.

*Em lugar de "chapada", pode-se dizer: do sertão, desta praça, deste largo, deste morro, desta mata, etc.
 SALMO 48
.
1Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.2De bela e alta situação, alegria de toda terra é o monte Sião aos lados do norte, a cidade do grande Rei.3Nos palácios dela Deus se fez conhecer como alto refúgio.4Pois eis que os reis conspiraram juntos vieram chegando.5Viram-na, e então ficaram maravilhados ficaram assombrados e se apressaram em fugir.6Aí se apoderou deles o tremor, sentiram dores como as de uma parturiente.7Com um vento oriental quebraste as naus de Társis.8Como temos ouvido, assim vimos na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade do nosso Deus Deus a estabelece para sempre.9Temos meditado, ó Deus, na tua benignidade no meio do teu templo.10Como é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor até os confins da terra de retidão está cheia a tua destra.11Alegre-se o monte Sião, regozijem-se as filhas de Judá, por causa dos teus juízos.12Dai voltas a Sião, ide ao redor dela contai as suas torres.13Notai bem os seus antemuros, percorrei os seus palácios, para que tudo narreis à geração seguinte.14Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre ele será nosso guia até a morte.

 SALMO 49 - TUDO PASSA (Lat.48)
.
Escutem isto, povos todos,
e ouçam bem, nações do mundo.
Homens humildes e burgueses,
pobres e ricos, igualmente.
...Eu vou falar com segurança.
...Meu coração pensou bastante.
...Eu vou dizer uma charada
...acompanhada ao violão.
.
Porque ter medo dos maus dias
quando me atacam os inimigos?
Eles confiam no dinheiro
e se gloriam na fortuna.
.
Por si ninguém se livrará
pagando a Deus o seu resgate.
Muito mais caro para ele
é resgatar a sua alma
para viver eternamente
e não passar mais pela morte.
.
Verá os bons também morrerem
como o malvado e o sem juízo
deixando os bens para os estranhos.
Sua casa agora é a sepultura
e dela não vai mais sair,
mesmo que tenha dado o nome
a numerosas regiões.
.
O homem embora viva nas riquezas
é como os animais: morre também.
É isto que acontece com certeza
aos que confiam loucamente em si,
é o fim dos que se alegram por ter sorte.
Vão para o inferno como uma boiada.
Os bons são donos e o vaqueiro é a morte.
Depressa vão ficar dsfigurados,
vão morar para sempre lá no inferno.
.
Mas Deus vai me livrar de ir para o inferno
porque vai me levar sempre com ele.
Não tenho medo. Se alguém fica rico
e a fortuna em sua mão vai aumentando,
quando morrer ele não leva nada
e seus bens não irão pra sepultura.
.
Embora tenha tido aduladores
que lhe dizem: "Você está muito bem"!
Irá pra companhia de seus pais
que eternamente não verão a luz.
Quem vive nas riquezas sem pensar
é como os animais: morre também.
.
 SALMO 49
.
1Ouvi isto, vós todos os povos inclinai os ouvidos, todos os habitantes do mundo,2quer humildes quer grandes, tanto ricos como pobres.3A minha boca falará a sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento.4Inclinarei os meus ouvidos a uma parábola decifrarei o meu enigma ao som da harpa.5Por que temeria eu nos dias da adversidade, ao cercar-me a iniqüidade dos meus perseguidores,6dos que confiam nos seus bens e se gloriam na multidão das suas riquezas?7Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, nem por ele dar um resgate a Deus,8(pois a redenção da sua vida é caríssima, de sorte que os seus recursos não dariam)9para que continuasse a viver para sempre, e não visse a cova.10Sim, ele verá que até os sábios morrem, que perecem igualmente o néscio e o estúpido, e deixam a outros os seus bens.11O pensamento íntimo deles é que as suas casas são perpétuas e as suas habitações de geração em geração dão às suas terras os seus próprios nomes.12Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece antes é como os animais que perecem.13Este é o destino dos que confiam em si mesmos o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras.14Como ovelhas são arrebanhados ao Seol a morte os pastoreia ao romper do dia os retos terão domínio sobre eles e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação.15Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá.16Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta.17Pois, quando morrer, nada levará consigo a sua glória não descerá após ele.18Ainda que ele, enquanto vivo, se considera feliz e os homens o louvam quando faz o bem a si mesmo,19ele irá ter com a geração de seus pais eles nunca mais verão a luz20Mas o homem, embora esteja em honra, não permanece antes é como os animais que perecem.

 SALMO 50 - O CULTO VERDADEIRO (Lat.49)
.
O Senhor falou,
convocou a terra
de uma ponta a outra.
.
Deus se encheu de glória,
nosso Deus já vem.
Não vai se calar.
.
Vai na frente um fogo
que devora tudo,
vai em volta dele
uma tempestade
que vai devastando.
.
Chama os céus e a terra
pra julga seu povo.
"Reuni meus santos
com meu sacrifício".
O céu faz justiça.
O juiz é Deus.
.
Escuta bem, meu povo,
pois eu vou falar,
vou dar testemunho.
Eu sou Deus, teu Deus.
.
Não vou reprovar
tuas devoções
pois tuas ofertas
sempre estão presentes.
.
Eu não quero touros
nem também teus bodes,
pois os animais
todos me pertencem.
.
Tenho mil rebanhos
nas minhas pastagens.
As aves do céu
eu conheço todas
e os bichos do campo
são meus conhecidos.
.
Se estiver com fome
não vou te dizer
pois é meu o mundo
e o que nele existe.
.
Eu não vou comer
carne de teus bois
e nem vou beber
sangue de teus bodes.
.
Faz um sacrifício
de puro louvor
e presta homenagem
ao Senhor do céu.
.
Suplica por mim
na hora da agonia.
Eu te livrarei,
tu me servirás.
.
Digo ao pecador:
"Porque proclamar
os meus mandamentos
com a boca cheia
de minha aliança?
.
Tu tens horror
à obediência
e botas pras costas
as minhas palavras.
.
Se vês um ladrão
vai andar com ele
e te juntas logo
com os depravados.
.
Tu ficas tramando
contra teu irmão
e fazes vergonha
aos de tua casa.
.
É isto que fazes
e eu vou me calar?
Não sou como tu.
Eu vou te acusar
e te mostrar tudo.
.
Compreende agora
tu que esqueces Deus.
Teme que eu te agarre.
Ninguém vai livrar-te.
.
Quem me faz louvores
este, sim, me agrada.
Quem andar direito
será sempre alegre.
.
 SALMO 50
.
1O Poderoso, o Senhor Deus, fala e convoca a terra desde o nascer do sol até o seu ocaso.2Desde Sião, a perfeição da formosura. Deus resplandece.3O nosso Deus vem, e não guarda silêncio diante dele há um fogo devorador, e grande tormenta ao seu redor.4Ele intima os altos céus e a terra, para o julgamento do seu povo:5Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um pacto por meio de sacrifícios.6Os céus proclamam a justiça dele, pois Deus mesmo é Juiz.7Ouve, povo meu, e eu falarei ouve, ó Israel, e eu te protestarei: Eu sou Deus, o teu Deus.8Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois os teus holocaustos estão de contínuo perante mim.9Da tua casa não aceitarei novilho, nem bodes dos teus currais.10Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros.11Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é meu.12Se eu tivesse fome, não to diria pois meu é o mundo e a sua plenitude.13Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes?14Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos15e invoca-me no dia da angústia eu te livrarei, e tu me glorificarás.16Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitares os meus estatutos, e em tomares o meu pacto na tua boca,17visto que aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para trás de ti?18Quando vês um ladrão, tu te comprazes nele e tens parte com os adúlteros.19Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua trama enganos.20Tu te sentas a falar contra teu irmão difamas o filho de tua mãe.21Estas coisas tens feito, e eu me calei pensavas que na verdade eu era como tu mas eu te argüirei, e tudo te porei à vista.22Considerai pois isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que eu não vos despedace, sem que haja quem vos livre.23Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.