Salmos Nordestinos 21 a 30



 SALMO 21 - NOSSO LÍDER (Lat.20)

Ao Senhor:
.
Senhor, que desta força a nosso líder,
isto lhe agrada e lhe dá mais coragem.
.
Tu lhe deste o que o coração pedia,
não negaste o que a boca suplicava.
.
Pois lhe deste coragem para a luta,
e liderança sobre os outros todos.
.
Ele pedia para ter vida longa:
tu lhe deste saúde de invejar.
.
Se ele venceu, a glória é toda tua,
pois tu lhe deste grandes qualidades.
.
Trataste dele com muito carinho
e ele sempre te deu muita alegria.
.
Ele tem confiança em ti somente,
por isto nunca vai ser derrotado.
.
.
Ao Líder:
.
Que tua mão esmague os inimigos
e caia como pedra sobre eles.
.
Que eles fujam pra lua ao te avistarem
ou vão se liquidar lá nos abismos.
.
Que não escape um só da raça deles
e não deixem semente nesta terra.
.
Se eles quiserem te prejudicar
Nenhum projeto deles vai dar certo.
.
Porque vais espalhar a turma toda,
fazendo pontaria bem certeira.
.
Levanta-te, Senhor, com tua força.
Nós vamos cantar hino em teu louvor.

 SALMO 21

1Na tua força, ó Senhor, o rei se alegra e na tua salvação quão grandemente se regozija!2Concedeste-lhe o desejo do seu coração, e não lhe negaste a petição dos seus lábios.3Pois o proveste de bênçãos excelentes puseste-lhe na cabeça uma coroa de ouro fino.4Vida te pediu, e lha deste, longura de dias para sempre e eternamente.5Grande é a sua glória pelo teu socorro de honra e de majestade o revestes.6Sim, tu o fazes para sempre abençoado tu o enches de gozo na tua presença.7Pois o rei confia no Senhor e pela bondade do Altíssimo permanecerá inabalável.8A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra alcançará todos os que te odeiam.9Tu os farás qual fornalha ardente quando vieres o Senhor os consumirá na sua indignação, e o fogo os devorará.10A sua prole destruirás da terra, e a sua descendência dentre os filhos dos homens.11Pois intentaram o mal contra ti maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.12Porque tu os porás em fuga contra os seus rostos assestarás o teu arco.13Exalta-te, Senhor, na tua força então cantaremos e louvaremos o teu poder.
  SALMO 22 - PORQUE, SENHOR? (Lat.21)

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?
Fugiste para longe, não me escutas.
   Eu grito o dia todo, mas não ouves.
... De noite também chamo e não me atendes.
Eu sei que estás aqui perto de mim
e na igreja onde eu vou pra te louvar.
...Antes de mim, meus pais já te adoravam,
...confiavam em ti, não lhes faltaste.
Eu sei que sou um verme, não sou homem,
sou lixo, todo mundo pisa em mim.
...Quem me vê diz piada e assovia,
...resmunga, vira a cara pra outro lado.
"Foi confiar em Deus... Ele que o livre
e o tire deste aperto, se o estima".
...Mas tu me vens seguindo desde o ventre,
...desde o seio materno tu me amparas.
A ti fui consagrado pequenino,
desde o ventre materno que és meu Deus.
...Não te afastes de mim que estou sofrendo.
...Fica perto: não tenho quem me ajude.
Muitas feras me acuam, furiosas,
touros bravos me cercam pra furar.
...Como leão feroz que vem urrando
...arreganham seus dentes para mim.
Me batem como alguém que brinca n'água,
meus ossos estão todos deslocados.
...Meu coração é u'a cera derretida,
...vai escorrendo por dentro de mim.
Minha goela secou feito feito uma brasa,
minha língua grudou no céu da boca.
...Um bando de cachorros me persegue.
...Malfeitores me cercam, me maltratam.
Traspassaram meus pés e minhas mãos,
puderam contar todos os meus ossos.
...E vendo meu sofrer, eles se alegram
...e botam minha roupa no sorteio.
E tu, meu Deus, não fiques muito longe.
És meu apoio. Vem me socorrer.
...Me livra de morrer de uma facada.
...Me livra das mordidas dos cachorros.
Vem me salvar dos dentes do leão
e me livra dos chifres desses búfalos.
...Vou te louvar com  todos meus irmãos,
...com toda a igreja, vou te agradecer.
"Vinde louvar a Deus, vinde, vós todos
que sois filhos de Deus, e o respeitais!"
...Ele nunca enjeitou seus filhos pobres
...nem deixou de enxergar sua miséria!
Senhor, quero louvar-te em tua igreja
e agradecer a ti com o povo todo.
...Os pobre vão comer e ficar fartos.
...Quem procura o Senhor volta cantando.
Lá dos confins do mundo virão todos
para se unirem no louvor a Deus.
...Vão se prostrar diante do Senhor
...todos os povos deste mundo afora.
Pois ao Senhor pertence a realiza
e dos povos será dominador.
.
.
Os que dormem na terra hão de louvá-lo,
quem já virou poeira há de louvá-lo.
...Minha alma para ele viverá
...meus filhos e meus netos hão de amá-lo.
E quem vier depois há de dizer:
"Foi o Senhor quem fez estes prodígios".

 SALMO 22

1Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido?2Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves também de noite, mas não acho sossego.3Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.4Em ti confiaram nossos pais confiaram, e tu os livraste.5A ti clamaram, e foram salvos em ti confiaram, e não foram confundidos.6Mas eu sou verme, e não homem opróbrio dos homens e desprezado do povo.7Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo:8Confiou no Senhor que ele o livre que ele o salve, pois que nele tem prazer.9Mas tu és o que me tiraste da madre o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe.10Nos teus braços fui lançado desde a madre tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.11Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.12Muitos touros me cercam fortes touros de Basã me rodeiam.13Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge.14Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.15A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar tu me puseste no pó da morte.16Pois cães me rodeiam um ajuntamento de malfeitores me cerca transpassaram-me as mãos e os pés.17Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me.18Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.19Mas tu, Senhor, não te alongues de mim força minha, apressa-te em socorrer-me.20Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão.21Salva-me da boca do leão, sim, livra-me dos chifres do boi selvagem.22Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos louvar-te-ei no meio da congregação.23Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o temei-o todos vós, descendência de Israel.24Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem dele escondeu o seu rosto antes, quando ele clamou, o ouviu.25De ti vem o meu louvor na grande congregação pagarei os meus votos perante os que o temem.26Os mansos comerão e se fartarão louvarão ao Senhor os que o buscam. Que o vosso coração viva eternamente!27Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor, e diante dele adorarão todas as famílias das nações.28Porque o domínio é do Senhor, e ele reina sobre as nações.29Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida.30A posteridade o servirá falar-se-á do Senhor à geração vindoura.31Chegarão e anunciarão a justiça dele a um povo que há de nascer contarão o que ele fez.
  SALMO 23 - SOU QUERIDO (Lat.22)

É o Senhor quem me conduz.
Nada me pode faltar.
Onde houver muita fartura,
ele aí vai me levar.
.
...Para as fontes de água fria
...ele vai me conduzir.
...Vou repousar, ganhar força
...e vontade de sorrir.
.
Por caminhos bem traçados
ele me faz caminhar.
Nas passagens perigosas
ele vem me acompanhar.
.
...Me preparar mesa farta
...de invejar o meu vizinho.
...Me abraça, me põe perfume,
...enche meu copo de vinho.
.
Me acompanha noite e dia
tua força e teu amor.
Vou morar na tua casa
a vida toda, Senhor.

 SALMO 23

1O Senhor é o meu pastor nada me faltará.2Deitar-me faz em pastos verdejantes guia-me mansamente a águas tranqüilas.3Refrigera a minha alma guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.4Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo a tua vara e o teu cajado me consolam.5Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.6Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
  SALMO 24 - AO VENCEDOR (Lat.23)

De Deus é o mundo e tudo qu está dentro,
a terra inteira com seus moradores,
.
pois foi ele quem fez seus alicerces,
separando dos mares e dos rios.
.
Quem poderá subir ao monte santo
e morar na montanha do Senhor?
.
Quem tem o coração e as mãos bem limpas,
não julga mal e nem levanta falso.
.
Este merece a bênção do Senhor
e a proteção de Deus que é Salvador.
.
É este o povo que procura Deus
o Deus que nossos pais sempre adoraram.
.
"Abram todas as portas, abram logo.
Escancarem as porta enfeitadas.
Atenção! Vai entrar o Rei da Glória!"
.
Mas, quem é, afinal, o Rei da Glória?
"E o Senhor santo, forte e poderoso
que nunca foi vencido por ninguém!"
.
"Abram todas as portas. Abram logo.
Escancarem as portas enfeitadas!
Atenção! Vai entrar o Rei da Glória."

 SALMO 24

1Do Senhor é a terra e a sua plenitude o mundo e aqueles que nele habitam.2Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.3Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?4Aquele que é limpo de mãos e puro de coração que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.5Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.6Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.7Levantai, ó portas, as vossas cabeças levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.8Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha.9Levantai, ó portas, as vossas cabeças levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.10Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos exércitos ele é o Rei da Glória.
  SALMO 25 - ESTOU FIRMADO (Lat.24)
.
Somente a ti, Senhor,
eu abro o coração,
só a ti que és meu Deus.
.
Eu confiei em ti, não me envergonhes.
Que não zombem de mim meus inimigos.
Pra quem confia em ti não há fracasso.
Vergonhoso é não ser ajuizado.
.
Senhor, vem me mostrar os teus caminhos.
Meu Deus, vem me ensinar tuas veredas.
Me guia na verdade. Vem, me ensina,
pois só tu és a minha salvação.
.
Por ti fico esperando o dia inteiro,
fiado em tua bondade, ó meu Senhor.
Te lembra dos favores que fizeste
e deste teu amor que não se acaba.
Te esquece do que errei na mocidade,
mas tem lembra de mim com muito amor.
.
Meu Senhor é bondade e retidão.
O perdido ele bota no caminho,
quem se humilha ele guia na justiça,
e ensina a estrada certa a quem errou.
.
Teu caminho é o amor, é a verdade
pra quem guarda a amizade e os mandamentos.
Por causa do teu nome, meu Senhor,
perdoa meus pecados que são grandes.
.
Meus olhos fitam sempre meu Senhor.
Ele tira meus pés das armadilhas.
Te vira para mim, de mim tem pena,
pois eu sou infeliz e tão sozinho.
.
Tira a tristeza do meu coração,
me arranca dos tormentos que padeço,
espia meu sofrer e meu penar,
procura desmanchar minhas maldades.
.
Espia como britam os inimigos
e vê como me odeiam, furiosos.
Me guarda, me protege, me liberta.
Eu não vou fracassar pois me agasalhas.
Inocência e justiça me protegem.
...Espero em ti, Senhor.

 SALMO 25

1A ti, Senhor, elevo a minha alma.2Deus meu, em ti confio não seja eu envergonhado não triunfem sobre mim os meus inimigos.3Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente.4Faze-me saber os teus caminhos, Senhor ensina-me as tuas veredas.5Guia-me na tua verdade, e ensina-me pois tu és o Deus da minha salvação por ti espero o dia todo.6Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua benignidade, porque elas são eternas.7Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.8Bom e reto é o Senhor pelo que ensina o caminho aos pecadores.9Guia os mansos no que é reto, e lhes ensina o seu caminho.10Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos.11Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.12Qual é o homem que teme ao Senhor? Este lhe ensinará o caminho que deve escolher.13Ele permanecerá em prosperidade, e a sua descendência herdará a terra.14O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto.15Os meus olhos estão postos continuamente no Senhor, pois ele tirará do laço os meus pés.16Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou desamparado e aflito.17Alivia as tribulações do meu coração tira-me das minhas angústias.18Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.19Olha para os meus inimigos, porque são muitos e me odeiam com ódio cruel.20Guarda a minha alma, e livra-me não seja eu envergonhado, porque em ti me refúgio.21A integridade e a retidão me protejam, porque em ti espero.22Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.
  SALMO 26 - INOCENTE (Lat.25)
.
Senhor, que faz justiça
pois eu sou inocente,
e confiando em ti
não hei de fracassar.
.
Me prova, me examina,
vê bem meu coração.
Conheço quanto és bom.
Só ando em teus caminhos.
.
Não sento com os perversos
nem ando com os fingidos.
Detesto os malfeitores,
me afasto dos perdidos.
.
Sabendo-me inocente,
frequento teu altar,
cantando teus louvores,
cantando teus prodígios.
.
Eu amo tua Igreja
e busco tua glória.
.
Não me ponhas na lista dos malvados.
nem me confundas com esses sanguinários
que tem as mãos manchadas por seus crimes
e vem trazendo um monte de presentes.
...Eu ando firme, pois sou inocente.
...Me liberta, tem compaixão de mim.
...Meu pé se firma no caminho certo
...e eu vou te bendizer na tua Igreja.

 SALMO 26

1Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade no Senhor tenho confiado sem vacilar.2Examina-me, Senhor, e prova-me esquadrinha o meu coração e a minha mente.3Pois a tua benignidade está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade.4Não me tenho assentado com homens falsos, nem associo com dissimuladores.5Odeio o ajuntamento de malfeitores não me sentarei com os ímpios.6Lavo as minhas mãos na inocência e assim, ó Senhor, me acerco do teu altar,7para fazer ouvir a voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.8Ó Senhor, eu amo o recinto da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.9Não colhas a minha alma com a dos pecadores, nem a minha vida a dos homens sanguinolentos,10em cujas mãos há malefício, e cuja destra está cheia de subornos.11Quanto a mim, porém, ando na minha integridade resgata-me e tem compaixão de mim.12O meu pé está firme em terreno plano nas congregações bendirei ao Senhor.
  SALMO 27 - ORO E CONFIO (Lat.26)
.
O Senhor é minha luz.
Ele é minha salvação.
...Quem poderei temer?
.
O Senhor é meu abrigo
que defende minha vida.
...Quem me fará tremer?
.
Quando os maus vem me atacar,
querendo me devorar,
...recuam fracassados.
.
Mesmo que uma tropa inteira
se levante contra mim,
...não vou ter medo algum.
.
Se me declararem guerra,
não perderei a coragem,
...vou sempre confiar.
.
Eu só peço uma coisa ao Senhor,
...esta eu exijo:
é pertencer ao povo do Senhor
...a vida inteira,
para provar como o Senhor é bom
...e ver a sua glória.
Ele vai me esconder na hora amarga,
...vai me amparar.
Vou andar de cabeça levantada,
...olhando firme.
Vou ofertar na igreja um sacrifício
...pra agradecer,
e vou cantar o nome do Senhor
...a vida inteira.
Senhor, ouve meu grito que te chama
...tem compaixão de mim.
Meu coração te fala, te procura,
...me mostra tua face.
.
Não escondas teu rosto, não te zangues,
...não me abandones, não.
Se papai e mamãe me abandonassem,
...tu me recolherias.
.
Me ensina teu caminho,
me leva em boa estrada,
...me livra de inimigos.
.
Não me entregues aos maus
...que tramam violências,
...mentindo contra mim.
.
Verei teus bens, Senhor,
...na terra dos viventes.
...Eu creio com certeza.
.
Espera em Deus, sê forte!
...Alegre o coração,
...espera no Senhor.

 SALMO 27

1O Senhor é a minha luz e a minha salvação a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida de quem me recearei?2Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram.3Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.4Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.5Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão no recôndito do seu tabernáculo me esconderá sobre uma rocha me elevará.6E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.7Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo compadece-te de mim e responde-me.8Quando disseste: Buscai o meu rosto o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.9Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação.10Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.11Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam.12Não me entregues à vontade dos meus adversários pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência.13Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes.14Espera tu pelo Senhor anima-te, e fortalece o teu coração espera, pois, pelo Senhor.
  SALMO 28 -  AGRADECENDO (Lat.27)

Senhor, eu te grito.
Tu és meu apoio.
Não banques o surdo.
Se tu não me ouvires,
eu vou fracassar.
.
Escuta minha voz.
Não paro de gritar.
Levanto minhas mãos
em direção à Igreja,
pedindo proteção.
.
Não deixes que eu me meta
no meio dos injustos
que fazem malvadezas.
Prometem sempre paz
mas só tem má vontade.
.
Dá a paga que merecem
pelos crimes que fizeram.
...Recompensa seu trabalho,
...restitui o que fizeram.
.
Eles nem ligam pra Deus
nem se lembram que ele é bom.
Sejam todos arrazados
pra nunca mais levantar.
.
...Bendito seja Deus que me escutou
...pois ele é minha força e meu refúgio.
...Meu coração tem confiança nele
...por isto vou fazer a louvação.
...O Senhor é a força do seu povo.
...Força de salvação para seu Cristo.
...Salva teu povo, ajuda tua herança,
...dá-lhe comida e amparo o tempo todo.

 SALMO 28

1A ti clamo, ó Senhor rocha minha, não emudeças para comigo não suceda que, calando-te a meu respeito, eu me torne semelhante aos que descem à cova.2Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamo, quando levanto as minhas mãos para o teu santo templo.3Não me arrastes juntamente com os ímpios e com os que praticam a iniqüidade, que falam de paz ao seu próximo, mas têm o mal no seu coração.4Retribui-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus feitos dá-lhes conforme o que fizeram as suas mãos retribui-lhes o que eles merecem.5Porquanto eles não atentam para as obras do Senhor, nem para o que as suas mãos têm feito, ele os derrubará e não os reedificará6Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.7O Senhor é a minha força e o meu escudo nele confiou o meu coração, e fui socorrido pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.8O Senhor é a força do seu povo ele é a fortaleza salvadora para o seu ungido.9Salva o teu povo, e abençoa a tua herança apascenta-os e exalta-os para sempre.
 SALMO 29 - GLÓRIA E PODER (Lat.28)
.
Louvação ao Senhor, Povo de Deus!
Louvação ao Senhor! Glória e Poder!
.
Louvação a seu nome glorioso!
Louvação ao Senhor na sua Igreja!
.
A voz de Deus reboa sobre as nuvens.
.
Deus Forte, faz roncar o seu trovão.
.
O Senhor está por cima do aguaceiro.
.
Voz do Senhro cm todo o seu poder.
Voz do Senhor com toda a sua força.
.
Voz do Senhor que quebra os pés de cedro.
Voz do Senhor que quebra as aroeiras.
.
Ele faz as montanhas darem saltos
e darem pulos como os bezerrinhos.
.
Voz do Senhor que joga labaredas.
Voz do Senhor que alcança a morraria.
.
Voz do Senhor que chega até nas praias
Voz do Senhor que torce os arvoredos
(e no seu templo todos digam: Glória!)
.
O Senhor vence o aguaceiro.
Ele é quem governa tudo.
Ele dá força a seu povo
pra que viva sempre em paz.

 SALMO 29

1Tributai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, tributai ao Senhor glória e força.2Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome adorai o Senhor vestidos de trajes santos.3A voz do Senhor ouve-se sobre as águas o Deus da glória troveja o Senhor está sobre as muitas águas.4A voz do Senhor é poderosa a voz do Senhor é cheia de majestade.5A voz do Senhor quebra os cedros sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.6Ele faz o Líbano saltar como um bezerro e Siriom, como um filhote de boi selvagem.7A voz do Senhor lança labaredas de fogo.8A voz do Senhor faz tremer o deserto o Senhor faz tremer o deserto de Cades.9A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas e no seu templo todos dizem: Glória!10O Senhor está entronizado sobre o dilúvio o Senhor se assenta como rei, perpetuamente.11O Senhor dará força ao seu povo o Senhor abençoará o seu povo com paz.
 SALMO 30 - ACUDISTE (Lat.29)
.
Senhor, vou te louvar
porque tu me livraste
e nunca permitiste
que rissem à minha custa.
.
Senhor, chamei por ti, tu me curaste
e tiraste a minha alma da aflição.
Santos, cantai a Deus, louvai seu nome.
Sua zanga só dura pouco tempo.
Chora de noite e já amanhece rindo.
.
Eu disse com confiança:
"Nunca mais vou tropeçar".
Tu me deste honra e poder.
Te escondeste e eu fracassei.
.
Senhor, eu grito por ti.
Te imploro misericórdia.
"Que adianta eu dar meu sangue
e descer pra sepultura?
Será que na cova escura
vai se poder te louvar?"
.
Me escuta, Senhor, tem pena,
vem depressa me ajudar.
.
Tu trocaste minhas lágrimas
por uma dança animada,
e minha roupa de luto
por lindos trajes de festa.
.
Meu Senhor, vou te cantar,
te louvar a vida toda.

 SALMO 30

1Exaltar-te-ei, ó Senhor, porque tu me levantaste, e não permitiste que meus inimigos se alegrassem sobre mim.2Ó Senhor, Deus meu, a ti clamei, e tu me curaste.3Senhor, fizeste subir a minha alma do Seol, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova.4Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome.5Porque a sua ira dura só um momento no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.6Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: Jamais serei abalado.7Tu, Senhor, pelo teu favor fizeste que a minha montanha permanecesse forte ocultaste o teu rosto, e fiquei conturbado.8A ti, Senhor, clamei, e ao Senhor supliquei:9Que proveito haverá no meu sangue, se eu descer à cova? Porventura te louvará o pó? Anunciará ele a tua verdade?10Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim! O Senhor, sê o meu ajudador!11Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria12para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre.