Salmos Nordestinos 1 a 10 (Lat.9A)

.
.


 SALMO 1 - DOIS CAMINHOS

Feliz aquele que não segue............ Feliz o cara que não vai

...os conselhos tolos............................na conversa mole
... ...dos homens sem juízo......................dos cabras sem juízo
e que não entra no caminho.............e não se assenta pra beber
...dos malfeitores..................................pelos botequins
...........................................................se rindo de piedade
.
.
.
mas tem prazer em praticar
...a lei do evangelho
... ... pensando noite e dia.
É uma árvore que está
...na beirinha d'água:
... ...dá fruto quando é tempo.
.
.
A mesma coisa não se dá
...com os desmiolados:
... ...são palha em redemoinho.
Vão se arrazar quando voltar
...o Senhor Jesus
... ...julgando a humanidade
porque o Senhor conduz os bons
...no caminho certo
... ...e os maus vão se perder.
.
.
.
.

.
SALMO 1 - 

1Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores
.
2antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
3Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai e tudo quanto fizer prosperará.
.
4Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha.
5Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos
6porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína.
 SALMO 2 - CRISTO REI
.
Por que no mundo há tanta confusão?
e só se pensa em praticar maldades?
...Os poderosos vão se levantando
...e vão tramando juntos contra o Cristo.
... ..."Abaixo com a Igreja dEle!
... ...derriba esta escravidão"
.
.
Mas Deus que mora lá no céu se ri,
zombando destes pobres coitadinhos
...e, aborrecido com as maldades deles,
...faz ameaças que lhe medem medo:
... ..."Meu rei será vencedor.
... ... ...O Rei que eu botei no trono!"
.
.
Vou publicar este decreto firme
do meu Senhor: "Eu hoje te gerei.
...Tu és meu filho. Pede-me em herança
... as nações todas. Todas te darei.
... ...A terra dominarás
... ...e os povos conduzirás".
.
.
Vocês agora, vão compreender,
ó reis, e vós que governais a terra,
...que é bem melhor temer a Deus, louvar
...e humildemente lhe prestar serviço
... ...do que ser posto por ele
... ...pra fora do seu caminho.
.
.
.
.
.
 SALMO 2 - 

1Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
2Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
3Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
.
4Aquele que está sentado nos céus se rirá o Senhor zombará deles.
5Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo:
6Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte.
.
7Falarei do decreto do Senhor ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
8Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.
9Tu os quebrarás com uma vara de ferro tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
.
10Agora, pois, ó reis, sede prudentes deixai-vos instruir, juízes da terra.
11Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.
12Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
 SALMO 3 - ELE SE LEVANTA
.
Senhor, vê quanta gente me persegue,
Há um bando que me acua o tempo todo,
Uma corja que me vaia e me chateia:
"Nem Deus quer ajudar o miserável"!
.
.
Mas eu sei que tu és o meu amparo
e vais fazer que eu saia vencedor.
Bastou que eu te chamasse e tu me ouviste
de lá deste alto céu onde tu moras.
.
.
Foi só eu me deitar, caí no sono.
Na força do Senhor eu me levanto.
Não vou temer a turma que me odeia
e que por todo lado me rodeia
.
.
Levanta, meu Senhor, vem me acudir.
Derruba estes canalhas que me amolam
e quebra os dentes destes que me mordem.
A força de teu povo vem de ti.
.
.
.
.
.
 SALMO 3 - 

1Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam contra mim.
2Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus.
.
3Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça.
4Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.
.
5Eu me deito e durmo acordo, pois o Senhor me sustenta.
6Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
.
7Levanta-te, Senhor! salva-me, Deus meu! pois tu feres no queixo todos os meus inimigos quebras os dentes aos ímpios.
8A salvação vem do Senhor sobre o teu povo seja a tua bênção.
 SALMO 4 - EU CONFIO
.
Senhor, quando eu chamar por ti, responde.
Só tu sabes fazer justiça inteira.
Me ouviste na aflição do sofrimento.
Escuta esta oração que faço agora.
.
.
Ó homens sem amor, sem coração,
já basta de inventar tanta mentira.
Pra mim Deus só tem feito benefícios.
Na hora em que eu lhe chamo ele responde.
.
.
É bom vocês andarem direitinho
pensando bem no mal que já fizeram,
e à noite, quando forem se deitar,
ficarem caladinhos se lembrando.
.
.
Agora vão servir Nosso Senhor
fazendo sacrifícios, e confiando,
pois muitos ficam sempre perguntando
"Quem pode nos trazer felicidade?"
.
.
Me deste uma alegria bem maior
que aquela, dos bons tempos de fartura.
Agora é só deitar e eu durmo logo
porque me deste a paz e a segurança.
.
.
.
.
.
 SALMO 4 - 

1Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
.
2Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?
3Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso o Senhor me ouve quando eu clamo a ele.
.
4Irai-vos e não pequeis consultai com o vosso coração em vosso leito, e calai-vos.
.
5Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.
6Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Levanta, Senhor, sobre nós a luz do teu rosto.
.
7Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho.
8Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.
 SALMO 5 - ME ACODE
.
Escuta, meu Senhor, a minha fala,
...ouve bem meu soluço.
Escuta com atenção o meu chamado,
...meu Senhor e meu Deus.
.
.
A ti eu rezo, agora, bem cedinho.
...Vem me ouvir, meu Senhor.
Bem cedo eu me preparo pra labuta,
...pra ficar de tocaia.
.
.
É certo que não gostas de ruindades
...e detestas os maus.
Não pode tomar pé diante de ti
...quem não anda direito.
.
.
Mas eu, porque me tens um grande amor,
...posso entrar em tua casa.
Na tua igreja eu vou me ajoelhar
...com amor e respeito  (...v.9-11)
Quem vai se agasalhar ali se alegra
...e se sente feliz.
Proteges e conservas sempre em paz
...quem respeita teu nome.
.
.
Tu, Senhor, abençoas quem é justo,
...para ele és defesa e proteção.
.
.
.
.
.
 SALMO 5 - 

1Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor atende aos meus gemidos.
2Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois é a ti que oro.
.
3Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor pela manhã te apresento a minha oração, e vigio.
4Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
.
5Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos detestas a todos os que praticam a maldade.
6Destróis aqueles que proferem a mentira ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina.
.
7Mas eu, pela grandeza da tua benignidade, entrarei em tua casa e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8Guia-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos aplana diante de mim o teu caminho.
9Porque não há fidelidade na boca deles as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto lisonjeiam com a sua língua.
10Declara-os culpados, ó Deus que caiam por seus próprios conselhos lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra ti.
11Mas alegrem-se todos os que confiam em ti exultem eternamente, porquanto tu os defendes sim, gloriem-se em ti os que amam o teu nome.
.
12Pois tu, Senhor, abençoas o justo tu o circundas do teu favor como de um escudo.
 SALMO 6 - ARREPENDIDO
.
Senhor, se estás zangado, não me punas.
Ó Deus, se estás furioso, não me ralhes.
Tem compaixão de mim que estou sem força.
Meu corpo está moído. Vem, me cura.
O espírito está todo atrapalhado.
.
.
Até quanto? Até onde, meu Senhor?
Volta logo; vem já me libertar,
Vem me trazer a paz do teu amor.
Nesta morte de ti ninguém se lembra,
Neste inferno ninguém gaz louvação.
.
.
Estou cansado de viver gemendo.
De madrugada eu choro de verdade.
As lágrimas ensopam minha rede,
Meu olho fica ardendo de chorar.
Estou velho e fui sempre perseguido.
.
.
Vão pra longe de mim, vocês, malditos,
Pois Deus escuta a voz de meus soluços.
O Senhor ouve a minha oração.
Os que me exploram, murchos, derrotados,
Vão recuar depressa, encabulados.
.
.
.
.
.
 SALMO 6 - 

1Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2Tem compaixão de mim, Senhor, porque sou fraco sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados.
.
3Também a minha alma está muito perturbada mas tu, Senhor, até quando?...
4Volta-te, Senhor, livra a minha alma salva-me por tua misericórdia.
5Pois na morte não há lembrança de ti no Seol quem te louvará?
.
6Estou cansado do meu gemido toda noite faço nadar em lágrimas a minha cama, inundo com elas o meu leito.
7Os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e enfraquecem por causa de todos os meus inimigos.
.
8Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniquidade porque o Senhor já ouviu a voz do meu pranto.
9O Senhor já ouviu a minha súplica, o Senhor aceita a minha oração.
10Serão envergonhados e grandemente perturbados todos os meus inimigos tornarão atrás e subitamente serão envergonhados.
 SALMO 7 - CALÚNIA
.
Em Deus eu me agasalho
pois ele me protege
não deixa que estas feras
me mordam nem me rasguem
.
.
Se andei fazendo o mal
sujando minhas mãos,
se fiz mal ao amigo,
me botem já no chão.
.
.
Levanta, não te zangues,
ataca os que me atacam.
Se um dia eu for julgado,
debate em meu favor.
.
.
Que o povo te procure
pra seres seu juiz.
Reclama meus direitos,
vê bem minha inocência.
.
.
Aquieta os malfeitores
e dá coragem aos bons.
Tu vês os corações,
conheces um por um.
.
.
É Deus meu protetor
pois salva os inocentes.
Ele é juiz legal.
Aos maus ele ameaça.
.
.
Se não se consertarem,
estica logo o arco.
Tem flecha envenenada.
Não erra a pontaria.
.
.
O coração perverso
maldades concebeu,
no ventre tem malícia,
vai dar à luz mentiras.
.
.
Cavou na estrada um fojo
mas quem caiu foi ele
e a pedra que jogou
bateu-lhe na cabeça.
.
.
A sua violência
se volta contra ele.
Louvor a ti, Deus justo, 
eu vou cantar teu nome.
.
.
.
.
.
 SALMO 7 - 

1Senhor, Deus meu, confio, salva-me de todo o que me persegue, e livra-me
2para que ele não me arrebate, qual leão, despedaçando-me, sem que haja quem acuda.
.
3Senhor, Deus meu, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,
4se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo, ou se despojei o meu inimigo sem causa.
5persiga-me o inimigo e alcance-me calque aos pés a minha vida no chão, e deite no pó a minha glória.
.
6Ergue-te, Senhor, na tua ira levanta-te contra o furor dos meus inimigos desperta-te, meu Deus, pois tens ordenado o juízo.
.
7Reúna-se ao redor de ti a assembléia dos povos, e por cima dela remonta-te ao alto.
8O Senhor julga os povos julga-me, Senhor, de acordo com a minha justiça e conforme a integridade que há em mim.
.
9Cesse a maldade dos ímpios, mas estabeleça-se o justo pois tu, ó justo Deus, provas o coração e os rins.
.
10O meu escudo está em Deus, que salva os retos de coração.
11Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.
.
12Se o homem não se arrepender, Deus afiará a sua espada armado e teso está o seu arco
13já preparou armas mortíferas, fazendo suas setas inflamadas.
.
14Eis que o mau está com dores de perversidade concedeu a malvadez, e dará à luz a falsidade.
.
15Abre uma cova, aprofundando-a, e cai na cova que fez.
.
16A sua malvadez recairá sobre a sua cabeça, e a sua violência descerá sobre o seu crânio.
17Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo.
 SALMO 8 - O VALOR DO HOMEM
.
Tau nome, Senhor, é tão bonito.
Tu, moras no céu, lá nas alturas.
Até criancinhas que ainda mamam
já sabem que vences o inimigo.
.
.
Olhando pro céu que tu fizeste
eu vejo as estrelas, vejo a lua
e entendo que o homem vale muito
pois tudo pra ele tu fizeste.
.
.
Menor um pouquinho do que os anjos
mas cheio de glória e de valor
de ti recebeu poder e força
de tudo vencer e dominar.
.
.
Os bois e as ovelhas nos currais,
e o gado que pasta pelos campos,
os peixes do mar e os passarinhos
e tudo que corta o ar e as águas.
.
.
.
.
.
 SALMO 8 - 

1Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus!
2Da boca das crianças e dos que mamam tu suscitaste força, por causa dos teus adversários para fazeres calar o inimigo e vingador.
.
3Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que estabeleceste,
4que é o homem, para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?
.
5Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste de glória e de honra o coroaste.
6Deste-lhe domínio sobre as obras das tuas mãos tudo puseste debaixo de seus pés:
.
7todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8as aves do céu, e os peixes do mar, tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra!
SALMO 9 - ABC DO JUSTIÇADO  (Lat.9A)

A... A glória de meu Deus
...... Agora eu vou cantar
.
B... Bateste os inimigos
...... Botaste pra correr.
.
C... Correram, escorregaram,
...... Caíram pelo chão.
.
D... Defendes o direito
......  Dominas no juízo.
.
E... Enfrentas os malvados
...... Esmagas seu poder.
.
F... Fracassam os malfeitores
...... Fugindo entregam tudo.
.
G... Garantes reinar sempre
...... Ganhaste um trono eterno.
.
H... Hás de julgar os povos.
...... Hás de fazer justiça.
.
I... Inspiras confiança
...... Imploram e tu socorres.
.
J... Justiça lhes farás
...... Jamais te esquecerão.
.
L... Louvemos o Senhor,
...... Louvai-o, povos todos.
.
M... Maravilhoso é Deus
...... Misericordioso.
.
N... Não deixes de me ouvir
...... Na dor e na aflição.
.
O... Onde eu chegar, alegre
...... O teu louvor direi.
.
P... Perderam-se os malvados
...... Pegados por seus laços.
.
Q... Quiseste e com justiça
...... Quebrá-los com suas mãos.
.
R... Recuem para o abismo
...... Rebeldes contra Deus.
.
S... Serão os bons lembrados
...... Serão agradecidos.
.
T... Tu vais julgar os ímpios,
...... Triunfo não verão.
.
U... Um medo lhes fizeste
...... Uma lição lhes deste.

 SALMO 9 - 

1Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração contarei todas as tuas maravilhas.
2Em ti me alegrarei e exultarei cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo
3porquanto os meus inimigos retrocedem, caem e perecem diante de ti.
4Sustentaste o meu direito e a minha causa tu te assentaste no tribunal, julgando justamente.
5Repreendeste as nações, destruíste os ímpios apagaste o seu nome para sempre e eternamente.
6Os inimigos consumidos estão perpétuas são as suas ruínas.
7Mas o Senhor está entronizado para sempre preparou o seu trono para exercer o juízo.
8Ele mesmo julga o mundo com justiça julga os povos com eqüidade.

9O Senhor é também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia.
10Em ti confiam os que conhecem o teu nome porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.
11Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião anunciai entre os povos os seus feitos.
12Pois ele, o vingador do sangue, se lembra deles não se esquece do clamor dos aflitos.
13Tem misericórdia de mim, Senhor olha a aflição que sofro daqueles que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte.
14para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião e me alegre na tua salvação.
15Afundaram-se as nações na cova que abriram na rede que ocultaram ficou preso o seu pé.
16O Senhor deu-se a conhecer, executou o juízo enlaçado ficou o ímpio nos seus próprios feitos.
17Os ímpios irão para o Seol, sim, todas as nações que se esquecem de Deus.
18Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente.
19Levanta-te, Senhor! Não prevaleça o homem sejam julgadas as nações na tua presença!
20Senhor, incute-lhes temor! Que as nações saibam que não passam de meros homens!
SALMO 10 - ABC DO INJUSTIÇADO (Lat.9B)

A... Afastado de mim tu continuas.
...... Angústias eu padeço e tu te escondes.
.
B... Bate no peito, se gabando, o injusto,
...... Bota o pobre a chorar e fica rindo.
.
C... Cobiça faz o rico ficar cego,
...... Clamando contra Deus que ele despreza.
.
D... Diz o injusto: "Pra mim não há castigo.
...... Deus não existe". É isto o que Ele pensa.
.
E... Está feito na vida. Está bem rico
...... E não teme mais a justiça ou os concorrentes.
.
F... Fala pra si: "Ninguém pode comigo.
...... Fortuna sempre eu ei de possuir".
.
G... Gabola, diz mentira o tempo todo.
...... Grandes males prepara a língua dele.
.
H... Horrores ele trama trama no escondido.
...... Homem pobre com ele está perdido.
.
I... Inventa mil tocaias e rasteja.
...... Investe contra o pobre pra agarrar.
.
J... Joga o laço, escondido, e vai puxando,
...... Julgando: "Deus não viu. Não estava olhando".
.
L... Levanta-te, Senhor, levanta a mão.
...... Lembra-te sempre de acudir os pobres.
.
M... Mas, porque te despreza o criminoso,
...... Mentindo: "Deus não vai me castigar?"
.
N... Não ignoras a fome e os sofrimentos
...... Nem esqueces o pobre e os pequeninos.
.
O... Obriga o injusto a se entregar, vencido,
...... Ordena que seu braço se enfraqueça.
.
P... Pelos séculos dos séculos, Senhor,
...... Perseguidos serão na terra, os maus.
.
Q... Queixas dos pobres tu sempre escutaste
...... Querendo aliviar seu coração.
.
R... Restituindo a paz pela justiça,
...... Reprimindo quem quer fazer o mal.
 SALMO 10 - 

1Por que te conservas ao longe, Senhor? Por que te escondes em tempos de angústia?
2Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre sejam eles apanhados nas ciladas que maquinaram.
3Pois o ímpio gloria-se do desejo do seu coração, e o que é dado à rapina despreza e maldiz o Senhor.
4Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca todos os seus pensamentos são: Não há Deus.
5Os seus caminhos são sempre prósperos os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo.
6Diz em seu coração: Não serei abalado nunca me verei na adversidade.
7A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de opressão debaixo da sua língua há malícia e iniqüidade.
8Põe-se de emboscada nas aldeias nos lugares ocultos mata o inocente os seus olhos estão de espreita ao desamparado.
9Qual leão no seu covil, está ele de emboscada num lugar oculto está de emboscada para apanhar o pobre apanha-o, colhendo-o na sua rede.
10Abaixa-se, curva-se assim os desamparados lhe caem nas fortes garras.
11Diz ele em seu coração: Deus se esqueceu cobriu o seu rosto nunca verá isto.
12Levanta-te, Senhor ó Deus, levanta a tua mão não te esqueças dos necessitados.
13Por que blasfema de Deus o ímpio, dizendo no seu coração: Tu não inquirirás?
14Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o tomares na tua mão a ti o desamparado se entrega tu és o amparo do órfão.
15Quebra tu o braço do ímpio e malvado esquadrinha a sua maldade, até que a descubras de todo.
16O Senhor é Rei sempre e eternamente da sua terra perecerão as nações.
17Tu, Senhor, ouvirás os desejos dos mansos confortarás o seu coração inclinarás o teu ouvido,
18para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire terror.




.