A quem louvo e adoro?

Ainda não tenho netos, mas caminho há algum tempo com a igreja.
Lembro-me de que meu pai comentava quando eu era convidado para "dirigir" os cânticos e ele dizia que eu era muito animado naquela hora mas que não queria participar do coral que ele regia...E naquela época entoávamos sob minha direção "Vem com Josué Lutar em Jericó". Este é o que me lembro mais intensamente o segundo foi "Cristo vem me buscar". E de outros, não me lembro mais agora.
Também não me lembro de que alguém não me vissem com a Bíblia na mão, juntamente com a revista da EBD e o CC. Também não me viam com a atenção para outra coisa na hora do culto, fosse o momento de cântico ou da mensagem, da leitura Bíblica ou da oração. Considerava que o culto fosse algo inteiro e não pedaços, onde Deus saía e voltava, proporcionando assim a minha maior ou nenhuma atenção. E levantava-me com atitude de prestar culto quando éramos convidados a ficar de pé! Fosse para orar ou ler a Bíblia e não apenas na hora do louvor cantado!
Hoje, considero que o problema seja que, para agradar as crianças, adolescentes, jovens e adultos preguiçosos e pirracentos, faz-se tudo com indescência e desordem, buscando agradar mais e muito mais aos homens do que a Deus.
E não é que eu não possa orar, ler a Bíblia ou cantar assentado e prestando culto. Parece-me que só podemos cantar em pé, balançando o corpo e com as mãos tentando erguer vôo, ao som de tudo que é comunidade, por mais estranha que se pareça,com algumas letras desconexas,desde que seja uma música que toque no rádio ou televisão.
A preguiça tomou conta de vez e estudar um hino para ensinar a igreja é coisa de outro mundo! Criar arranjos para o CC então, nem se fala!
Gasta-se uma hora ou mais ensaiando cânticos mais não se ousa imaginar que se prepare um bom grupo vocal para cantar com a igreja os hinos.
No entanto, mesmo que cantássemos vários hinos do CC ou do HCC (belo hinário em minha opinião)o problema de hoje não está tanto no costume de culto. Para mim está no abandono do culto a Deus. Abandono do culto diário da mesma maneira que se abandona a bíblia nos bancos, banheiros,janelas e outros lugares...Sem um culto pessoal diário, menosprezando a oportunidade de um momento com Deus, o que se poderia esperar na hora do encontro de desocupados espirituais quando do culto coletivo? Verdadeira adoração? Intenção de louvar a Deus? Aquele Deus que foi desprezado durante a semana inteira?
Poderemos esperar a adoração ao "eu", a santa guitarra,bateria, teclado, e ao deus AMPLIFICADOR. Ah, este sim! Escuto a voz dele bastante audível, chegando a doer meus ouvidos. Quanto ao Deus Eterno, tentam emudecê-lo com o deus amplificador!!! Afinal, o que têm eles com ELE! Quem é que toca nos seus corações vazios senão a música ritmada,barulhenta e sensual? E depois nos perguntamos por que eles abandonam a igreja e se drogam, e se prostituem! É conseqüência da continuidade do que aprenderam na "igreja". E acostumaram-se com drogas e prostituição como se fosse o melhor para as suas vidas. Só que agora precisam de doses mais fortes, e não apenas daquilo que tinham nos "cultos"!
Vida de adoração é uma vida constante com Deus, pois de outra forma só restará a falsidade. E a vida de hipocrisia acaba cansando tanto o parceiro quanto o hipócrita. E depois das experiências enlouquecidas vem o suicídio, porque não lhes resta mais nada!
Deus tenha misericórdia e muita!!!
Henri.
A quem louvo e adoro?