Alívio ao cansado e oprimido.

No Evangelho de Mateus no Capítulo 11 encontramos assim:

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Durante algum tempo estive lendo estes versos. O que eles têm para mim e para você?
Quando tenho diante de mim uma oferta, preciso observá-la e avaliá-la para decidir se quero ou não aceitá-la.
E qual é a oferta que o Senhor Jesus nos faz? Qual o nosso envolvimento e qual a nossa participação nesta oferta?

Nesta oferta, Jesus Cristo nos propõe uma troca. Trocaríamos o nosso fardo pelo Seu jugo. Então, precisamos saber corretamente qual o valor do nosso fardo e qual é o valor do jugo de Jesus para não fazermos uma troca precipitada e depois ficarmos arrependidos achando que fizemos um mau negócio.
Em que se baseia Jesus para afirmar que o seu jugo é suave e o Seu fardo é leve? E por que Ele diz que o nosso é pesado e opressor?
Qual é afinal o nosso fardo?
Consideremos como se fosse uma troca de presentes. Então o nosso Mestre nos dá um pacote especial e nós lhe devolvemos algo que para nós não é o melhor, apesar de ser mais pesado.
O nosso será entregue embrulhado em um pacote.
Avaliando que para nossa vida e caminhada o nosso fardo seja pesado demais para carregarmos e nos cansa na jornada, chegaremos a conclusão de que o nosso fardo é a mágoa.
A mágoa atrapalha o nosso relacionamento com aquele que nos magoou, mesmo que ele não se lembre mais de nada. Atrapalha também o nosso relacionamento com aqueles que estão perto de nós, por causa do nosso estado de alerta em não sermos mais magoados, afastando-nos de relacionamentos saudáveis. Atrapalha o nosso relacionamento com Deus, porque não dá para nos relacionarmos com Deus se estivermos com os nossos relacionamentos quebrados com o nosso próximo. E não dá para servir com alegria a Deus, como Ele nos manda, carregando tamanho e incômodo peso conosco.
Para entregarmos o nosso “pacote fardo” a Jesus precisaremos embrulhar com o embrulho do perdão. Então apresentaremos através do perdão o pacote com a nossa mágoa. Assim, Jesus pegará o nosso fardo e nos dará em troca o Seu jugo e fardo que só pode ser a Graça Misericordiosa!
A graça é incontável, é imensurável, é imarcescível e por isso não tem peso, é leve, tornando-nos leves, aptos, hábeis e felizes no serviço ao Rei Jesus. A Graça é completa e nos completa, possibilitando uma vida feliz no serviço e no relacionamento com os irmãos na comunhão com a igreja.
Diante disso, abriremos mão de tão Maravilhosa Graça?
Deus nos abençoe no relacionamento leve e gracioso com os nossos irmãos e amigos.

Henri.

Alívio ao cansado e oprimido.